Rondônia, terça-feira, 21 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 19 de Agosto de 2008 - 17h08

Na Boca do Povo - Por Walmira Miranda

Walmir Miranda


BURAQUEIRA & POEIRAL INFERNAIS Vs. POLÍTICA (1)

A situação está causando stress nos moradores de Porto Velho, principalmente, em se tratando de idosos e crianças. De repente, a buraqueira que se estabeleceu em inúmeros pontos centrais e periféricos da cidade também se transformou numa espécie de tormento, onde o poeiral entra como um “ingrediente especial” e gerador de doenças respiratórias.
Até mesmo à noite é possível perceber a imensa nuvem de poeira que passou a tomar conta da capital rondoniense. Nada fica imune a poeira.
A temperatura tem rondado os quarenta graus centígrados, quase que diariamente.
É óbvio que a drenagem de córregos e a construção de rede de esgotos são coisas necessárias à melhoria da qualidade de vida dos porto-velhenses. Disso ninguém tem a menor dúvida. Por coincidência ou não, foi às vésperas da campanha eleitoral que várias obras foram iniciadas pela prefeitura municipal. Coincidência ou não, a população percebeu isso e está comentando por toda parte. Críticas e elogios são vociferados até com certa dose de revolta.

BURAQUEIRA & POEIRAL INFERNAIS Vs. POLÍTICA (2)

É importante observar o volume com que está ocorrendo, atualmente, a limpeza de vias públicas, asfaltamento de ruas, construção de “mini-canais”, pequenas “pinguelas”, sinalização de trânsito, alargamento de alguns trechos viários, recuperação de praças, etc. Parece até que, se deixou tudo para o instante que antecedesse às eleições municipais. Seria isso verdade?
Cada um pode fazer o juízo de valor que quiser sobre a questão abordada nestas mal traçadas linhas. Nada obsta.
Entretanto, chama à atenção da população as diversas obras que estão sendo realizadas, em pleno período eleitoral, sim. Para muita gente, isso é algo bastante esquisito. E mesmo que isso seja legal, soa como algo imoral.
Como não poderia deixar de ser, os tais “benefícios”, dão a impressão que alguém está querendo mostrar “bastante serviço” aos munícipes. Verdade ou não?
A desculpa de que “tais serviços e obras” só podem ser feitos no período de verão não convence mais ninguém. É que, no entendimento da maior parte da população, uma boa administração trabalha bem e muito, em qualquer período do ano. Portanto, não apenas em períodos eleitorais.
É como diz o adágio popular: “a esmola quando é grande demais até cego desconfia”.

BURAQUEIRA & POEIRAL INFERNAIS (3)

Portanto, não é plausível que tantas “pequenas obras” só tenham sido iniciadas após a chegada da “grana” do Plano de Aceleramento do Crescimento (PAC), para o município de Porto Velho.
É que, pelo andar da carruagem, mesmo que não seja verdade, a impressão que fica é de que, a coisa só acontece mesmo graças ao período eleitoral. Pior: fica, também, a impressão que, depois das eleições, “tudo poderia voltar ao que era antes no Quartel de Abrantes”, ou seja, ao abandono de inúmeras partes da cidade.
Portanto, que os administradores públicos “fiquem com as barbas de molho”, porque a sabedoria popular existe, sim. E quando a população percebe que pode estar sendo objeto de manobra, aí a “casa cai” de uma vez.
É por essas e outras que, para este colunista deveria ter eleição todos os anos. Com isso haveria a certeza de muitas obras e realizações em prol da população.
É o que se houve dizer, principalmente, nas periferias mais distantes da Capital.

VALVERDE

Que ninguém se engane, com o seu trabalho discreto e coerente na Câmara Federal, o deputado Eduardo Valverde (PT) vai aos poucos se credenciando a ser um dos nomes fortes do partido nas eleições de 2.010, quando estará em jogo a sucessão do governador Ivo Cassol.
Com desenvoltura e simplicidade, Eduardo Valverde vai cumprindo o seu mandato parlamentar no Congresso Nacional e, sem dúvida é um dos mais fortes membros do PT no Estado de Rondônia, além de amigo do presidente Lula.

PARADOXO

Pois é.
Se você estiver negativado no SPC ou SERASA, você está “com o nome sujo” perante todos os estabelecimentos comerciais e similares do País. Mais: além de não poder comprar a crédito, você também não poderá ter direito a uma série de coisas. Isso sem que você tenha sido condenado pela Justiça, e sem que a sua condenação tenha transitado em julgado. Sacou?
Contraditando com esse paradoxo, centenas e centenas de maus políticos e maus gestores do erário (dinheiro) público, que estão sendo acionados na Justiça, por supostos crimes como: assassinato, corrupção, roubo, falsidade ideológica, formação de quadrilha, estupro, seqüestro, lesão corporal, aborto, dentre outros delitos PODEM DISPUTAR CARGOS ELETIVOS. Esses “sacripantas” formam o time dos “políticos de ficha suja.
Isso é ou não é uma vergonha?

COISA INACREDITÁVEL

Mas é verdade.
Diversas localidades entre Porto Velho e o Distrito de Nova Califórnia (na divisa com o estado do Acre) não contam com a energia farta que é gerada pela Hidrelétrica de Samuel em Porto Velho.
E o Linhão? Passa por essas localidades?
Resposta: claro que passa.
Então é o caso de se perguntar: até quando a classe política de Rondônia continuará a fazer vistas grossas para essa importante questão?
Só Deus sabe.
Porém, o mais lamentável é saber que o Linhão passa sobre ou ao lado dessas pequenas localidades, e vai “despejar” a energia elétrica gerada na Hidrelétrica de Samuel, em Rio Branco e outras cidades acreanas. Triste realidade.

APOIO OFICIAL

O prefeito de Alto Paraíso, Altamiro Souza, que é candidato a reeleição está sendo apoiado pelo governador Ivo Cassol. Com isso, Altamiro vê a sua campanha crescer a cada dia que passa, principalmente, depois que o governador determinou a aplicação de “lama asfáltica” em todo o leito da Rodovia Estadual (RO-459), que interliga a BR-364 à cidade de Alto Paraíso. “A população está agradecida ao governador pela atenção dada ao nosso município, disse o prefeito-candidato”.

PROVAS DO ENEM EM AGOSTO

Os estudantes devem ficar “espertos”, estudar mais, e assim terem a chance de obter bom rendimento nas próximas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que serão realizadas no dia 31 deste mês.
As provas serão aplicadas em 1.400 municípios brasileiros.
Serão 63 questões objetivas de múltipla escolha sobre diversas áreas de conhecimento, além de uma redação.
O estudante terá cinco horas para responder o exame.
Detalhe: os alunos que não receberam o cartão de confirmação com a data, hora e local de realização da prova, devem procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anízio Teixeira) para saber qual a escola onde fará o referido exame.
O resultado sairá na primeira quinzena do mês de novembro, que também poderá ser acessado pela Internet.

ASSALTOS

Os bandidos continuam fazendo à festa nos quatro cantos de Porto Velho, principalmente, nas periferias. Assaltos e arrombamentos, assim como, os roubos de carros, motos e bicicletas estão na o”ordem do dia”.
A Capital tem mais de cem (100) bairros e apenas dez (10) Distritos Policiais. Soma-se a isso o número reduzido de policiais militares para dar conta da demanda (número de ocorrências) junto a população. E ainda tem a situação precaríssima dos estabelecimentos prisionais estaduais, que se apresentam super-lotados.
A situação tende a piorar com o advento das hidrelétricas do Rio Madeira, posto que, no espaço de 6 a 8 anos, Porto Velho receberá cerca de mais 100.000 habitantes entre permanentes e rotativos.

ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!
***********************************************************************

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions