Rondônia, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 12 de Junho de 2014 - 09h21

NO AR

Gessi Taborda


NO AR

Em 2014, último ano de seu primeiro mandato, a presidente aumentou o ritmo de viagens nacionais e já foi às cinco regiões do país em 38 viagens oficiais, num total aéreo percorrido de aproximadamente 77 mil km. Uma volta completa ao planeta tem 40 mil km. Em seus três primeiros anos, a presidente Dilma fez 156 viagens – algumas passando por mais de um Estado–, média de 4,3 por mês ou uma por semana. Em 2014, a média de viagens cresceu mais de 50% e chega a superar sete por mês, conforme dados divulgados até maio. Essas viagens são ingredientes da pré-campanha pela reeleição.

DRIBLAR A LEI

Condenado a uma pena que o jogou na inelegibilidade, Ivo Cassol sempre alimentou a ideia de driblar a lei ficha limpa para sair candidato. E enquanto essa ideia (absurda) estava na cabeça do homem que não soube construir uma carreira pública mais longa, ele próprio estimulava nomes de sua grei ao lançamento como pré-candidatos. Alguns preferiram deixar o assunto de lado.

FEITIÇO FORTE

O canto da sereia foi irresistível para Maurão. Um feitiço tão forte que Maurão continua acreditando receber a unção do senador, mesmo com nome de Jaqueline ser classificado como “irreversível” pelo próprio Cassol. Ivo nunca quis ser substituído pelo deputado (aliás, nem pelo irmão Cesar) e foi por isso que tirou da berlinda a mana advogada, bonita (com quem tem ótimas relações) e com penetração no eleitorado evangélico.

INSATISFAÇÃO TOTAL

O comentário mais pautado na mídia, especialmente pelos analistas e cientistas políticos: a pesquisa onde todos caíram. Campos perdeu 4 pontos, voltou a 7, que é o seu natural. Aécio perdeu apenas 1, o que prova que se houver segundo turno, será com ele. Dona Dilma teve um ano terrível, com uma exceção: que adversários. Não há jeito de perder.
O que significou isso? Apenas a confirmação do cidadão, insatisfeito com tudo. Explícita e publicamente, declaram: “Queremos MUDANÇAS, de preferência sem Dona Dilma”, Mas ela é a que cai menos. A situação não é muito diferente aqui em Rondônia. Só nos faltam nomes mais competitivos para desbancar Confúcio. Se Expedito Júnior não estivesse inelegível, Confúcio poderia arrumar sua “tráia” para retornar a Ariquemes.

INSULTO

Um sujeito com a responsabilidade de governar um estado, com preparo (pelo menos acadêmico) para entender o múnus do cargo, não anda por ai insultando pessoas, especialmente quem representa outro poder, como fez Confúcio no encontro do PMDB em Rolim de Moura, onde chamou Hermínio de “Louco”.
Se o deputado Hermínio não estará disputando o governo, porque atacá-lo com tanta fúria? Para onde caminharão os políticos rondonienses no pedregoso terreno dessas eleições? Confúcio pode não acreditar nisso, mas muitos rondonienses (daqueles que nem gostam de ouvir o nome do filósofo caipira) prefeririam votar no Hermínio, único deputado que encarnou e sustentou o papel de oposição a esse governo.

ELEITOR ANTENADO

Quem votar em branco, praticamente está dando uma procuração para o continuísmo do que governo que tanto rejeitam. É interessante o eleitor avaliar que a sua insatisfação representada pelo voto em branco, de nada vale, para mudar o quadro político a que está submetido.

SORTE DE CONFÚCIO

Qualquer avaliação de comportamento administrativo, só influencia os eleitores críticos e os formadores de opinião, mas são eles que decidem uma eleição, são os eleitores das camadas C e D da população, ou seja, aqueles cuja renda é infinitamente inferior ao do eleitor com melhores condições econômicas sociais, esse é o novo perfil do voto censitário no Brasil.

COLETIVO


O presidente da Assembleia, deputado Hermínio Coelho, fez mais um pronunciamento de alerta ao eleitorado rondoniense, “no sentido de que vote pensando no coletivo e não em vantagens pessoais”. De acordo com o deputado só assim será possível livrar Rondônia da bandidagem existente na política, responsável pela maioria dos problemas de gestão conhecidos na administração pública.
Hermínio está preocupado com os esquemas de compra de votos e pagamentos de propinas, comuns nesse período. Para o deputado, todo cidadão interessado no que é melhor para Rondônia tem obrigação de denunciar esses esquemas ao Tribunal Regional Eleitoral.

ELEIÇÕES LIMPAS


Num pronunciamento feito ontem na Assembleia Legislativa, o desembargador Moreira Chagas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, garantiu que as eleições em Rondônia, nesse ano, serão limpas naquilo que depender daquela corte, mesmo diante das dificuldades causadas pela cheia do Madeira, que obrigou o TRE a deixar sua sede e ocupar parte do centro administrativo do governo do estado.

URNAS INTACTAS

O desembargador garantiu que as urnas eletrônicas não sofreram nenhum tipo de avaria com a enchente na sede do Tribunal. Mesmo sem saber ainda, como será solucionado o caso do sinistro causado pela cheia ao TRE, o desembargador Moreira Chagas está animado com a realização de eleições limpas, inclusive pela participação da comunidade integradas em iniciativas da justiça eleitoral rondoniense, como a Patrulha Eleitoral.

AGORA É TORCER

Os juros para pessoa física subiram pelo 12.º mês consecutivo. A inadimplência cresceu 9,56% em maio. E a estimativa dos economistas para o crescimento do PIB em 2014 foi reduzida para 1,44%. Ou seja, estamos a caminho da estagnação! E nessa corrida da falta de competência só nos resta torcer para que o Brasil vença esta Copa do Mundo...


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/no-ar)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions