Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 23 de Janeiro de 2012 - 10h44

NOVOS RUMOS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Gérson Costa


Tardou, mas não falhou. O presidente em exercício da Assembléia Legislativa de Rondônia, José Hermínio (PSD), iniciou as primeiras mudanças na Casa de Leis, lançando um pacto com a sociedade, através da imprensa, visando a moralização do poder, abalado desde a Operação Termópilas. Com um dos seus membros foragido da Justiça, a Assembléia começa o processo interno de depuração, afastando definitivamente o deputado Valter Araújo - embora o suplente apesar de ter somado os votos suficientes e a Lei da Ficha Limpa não ter validade para a eleição passada- não é das melhores safras de políticos. Caberá ao deputado José Lebrão (PTN) comandar o restante da limpeza com seu relatório acerca dos demais envolvidos no escândalo de propina mantido pela quadrilha do deputado Valter Araújo para extorquir os empresários e secretários do Governo.

Concluída a faxina na Assembléia, Hermínio comandará o Poder Legislativo para cumprir o seu verdadeiro papel. O governo cheio de problemas em setores vitais era esquecido pela gestão do deputado Valter Araújo porque era mais fácil tomar dinheiro seja através de chantagem ou mesmo a manutenção dos contratos de terceirização de serviços de limpeza e alimentação. A situação ficou tão crítica que Valter e seus aliados simplesmente engavetavam os projetos do Executivo, gerando descontentamento da base governista, liderada pelo deputado Adelino Follador. Quanto maior a necessidade de passar a matéria pelo crivo do plenário, mais vantagem financeira Valter e seu bando conseguiam. Essa história, pelo menos dito pelo novo presidente, acabou. O governo vai enfrentar as críticas necessárias e os projetos serão debatidos e aprovados ou não, pondo fim a bandalha da corrupção, restaurando a relação institucional entre os Poderes.

Nada contra a Igreja Assembléia de Deus, mas outra decisão importante tomada pela nova gestão da Casa é a demissão de todos os pastores e fiéis que estavam na folha de pagamento do gabinete da presidência. Valter mantinha essas pessoas no Legislativo na esperança de conquistar um poderoso instrumento de voto para futuras eleições. O foragido tinha grandes planos para o futuro e contava com apoio de gente que hoje o olha como leproso. Ele disse a políticos do seu círculo que havia desistido de disputar a prefeitura da capital e que o projeto era vencer as eleições para o Governo de Rondônia em 2014. Imaginem o que esse cidadão faria com o poder de comandar um Orçamento anual de R$ 6 bilhões por ano.

Ao invés de pensar em vantagem, os parlamentares agora poderão se debruçar sobre os grandes temas de Rondônia discutindo institucionalmente os projetos de interesse do Executivo, a exemplo de empréstimo de R$ 500 milhões do BNDES; a concessão por mais 30 anos do sistema de água e esgotos de Ji-Paraná para a Caerd; o gerenciamento da Saúde pública; os projetos para combater o desmatamento e as invasões de terras públicas; e finalmente, a distribuição igualitária de renda para os mais de 300 mil miseráveis que Rondônia abriga. Hermínio ganhou um crédito da sociedade. Faça bom proveito.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions