Rondônia, quarta-feira, 19 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 13 de Novembro de 2012 - 08h36

O legado que o PT deixa e o caso Natan Donadon

Elianio Nascimento


Definidas as penas de prisão para o núcleo político do Mensalão boa parte dos brasileiros ainda não acredita que José Dirceu irá mesmo para a cadeia. E há razões de sobra para que esse pensamento ainda perdure por algum tempo.

Embora o Supremo Tribunal Federal (STF) demonstre à nação que a tolerância com grandes criminosos está um pouco menor, para os rondonienses a simples condenação e definição de penas significa quase nada. Temos um deputado federal corrupto, quadrilheiro, bandoleiro que foi condenado há dois anos a penas de mais de 13 anos de prisão em regime fechado e que ainda desfila pelo Congresso Nacional como se nada tivesse ocorrido. Natan Donadon usa o PMDB para se impor ao Supremo. Em Rondônia, continua mandando e desmandando na região de Vilhena. Humilhação maior aos bons rondonienses não existe.

Como confiar que José Dirceu e o restante do bando do Mensalão irão mesmo para a cadeia? Se um simples quadrilheiro permanece solto e faceiro por ai, os petistas e seus advogados usarão todas as artimanhas processuais que possam utilizar. Encerrados os julgamentos, teremos que aguardar a publicação dos acórdãos, o que deve ocorrer a partir de março do próximo. Daí cada linha descrita na sentença será depurada por grandes juristas. Meses depois o Supremo se reúne para julgar os embargos, mas antes terá que decidir como impor penas a parlamentares, uma vez que a Constituição Federal prevê novo julgamento no próprio Congresso.

Mas nem tudo é tristeza: Joaquim Barbosa, o relator do Mensalão no Supremo, assume a presidência da Corte nos próximos dias e pode fazer caminhar um pouco mais rápido todo o processo. Disposição ele tem, mas os outros 10 ministros terão também?

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/o-legado-que-o-pt-deixa-e-o-caso-natan-donadon)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions