Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Domingo, 18 de Novembro de 2012 - 12h18

O PT E A LUTA PELA UNIFORMIZAÇÃO DE AÇÃO E PENSAMENTO - Por Ivonete Gomes

Ivonete Gomes


O PT E A LUTA PELA UNIFORMIZAÇÃO DE AÇÃO E PENSAMENTO - Por Ivonete Gomes

http://caleidoscopio.rondoniagora.com/

"O Partido dos Trabalhadores muda rapidamente de posicionamento ou, na verdade, mantém enraizadas características de um perigoso regime fascista?"

Em 1994 o PT foi às ruas contra o projeto de estabilização da economia nacional; Durante anos petistas eufóricos ameaçaram acabar com a poderosa Rede Globo; Na visão dos petistas o Fundo Monetário Internacional (FMI) era uma praga para o Brasil e para o mundo; Nas campanhas presidenciais discursos contra as privatizações feitas por tucanos inflamaram os programas eleitorais; Quando o ministro do STF Gilmar Mendes concedeu habeas corpus ao banqueiro Daniel Dantas e foi duramente criticado pelo colega de corte Joaquim Barbosa, os petistas estufaram o peito. Alardearam orgulhosos que o primeiro negro a assumir cadeira no Supremo foi indicado por Lula.  Estava lá, enfim, um homem correto.

Nos dias atuais...o PT comemora os anos de Plano Real - abstendo-se, é claro, de citar a autoria; É para o Jornal Nacional que os eleitos concedem a primeiras entrevistas; O Governo brasileiro não só quita as dívidas com o FMI como empresta dinheiro ao fundo; As privatizações dos aeroportos brasileiros são uma realidade; E o ministro Joaquim Barbosa é um nazista.

O Partido dos Trabalhadores muda rapidamente de posicionamento ou, na verdade, mantém enraizadas características de um perigoso regime fascista?

Depois de analisar minuciosamente os regimes fascistas de Hitler na Alemanha, Mussolini na Itália, Franco na Espanha e Suharto da Indonésia, o cientista político Lawrence Britt relacionou 14 características. Na décima terceira (13 – “um número sintomático”) ele cita o nepotismo e a corrupção excessivos – “regimes fascistas quase sempre são regidos por grupos de amigos e associados que nomeiam cargos um ao outro e usam o poder governamental e a autoridade para proteger os seus amigos de responsabilidade.” De certo, na visão dos petistas qualquer semelhança da conclusão do trabalho científico com o mensalão é mera coincidência.

Fotomontagem publicada no blog do petista Carlos Alberto Saraiva compara Joaquim Barbosa a um guerriheiro que luta contra a democraciaEm texto publicado no “New York Review of Books” em junho de 1995, o filósofo italiano Umberto Eco também elencou 14 características fundamentais de todos os regimes fascistas da história. Entre elas está o que ele denominou de “Novilígua: o empobrecimento do vocabulário e da sintaxe para limitar o pensamento”. O leitor mais assíduo aos acontecimentos políticos nacionais deve lembrar-se do livro didático adotado no governo do PT que ensina o aluno do ensino fundamental a usar a “norma popular da língua portuguesa”.  O volume Por uma vida melhor, da coleção Viver, Aprender (editora Global) diz que é normal ignorar as normas aplicadas anos a fio no País em unidades de ensino das redes pública e privada. Os autores da matança da língua portuguesa usam a frase “os livro ilustrado mais interessante estão emprestado” e justificam que, na variedade popular, o fato do artigo “o” estar no plural já indica tratar-se de mais livros. Para eles, também não há problema em falar “nós pega o peixe”. Mera coincidência?!

Não resta dúvida de que as contradições entre o que o PT diz e o que faz são discrepantes. Mas, nada mais temerário que a simpatia pela ideia de  uniformidade de pensamento e ação, outra característica do regime fascista.

Ao longo da história, parece-nos que o partido comporta-se tal qual um religioso fanático e intolerante à fé e opiniões diversas. Quando alguém pensa ou age em desacordo com aquilo que o PT prega ser o certo, é corrupto, é ignorante, é aculturado, é da direita, é burguês, é racista, é preconceituoso, é alguém que deve ser banido da face da terra. O debate com alguns petistas é totalmente inócuo.

Óbvio que na linha de tiro das opiniões contrárias está a livre imprensa, culpada agora de perseguir os “valorosos” mensaleiros e quadrilheiros como os “Zés” Dirceu e Genoíno e de fazer conluio com Joaquim Barbosa na tentativa de desmoralizar o Partido dos Trabalhadores.  Essa imprensa é agora denominada no PT de PIG (Partido da Imprensa Golpista).

Neste sentido lembremo-nos da visão fascista sobre a liberdade: “É um cadáver em putrefação... Só pode existir um partido fascista, uma imprensa fascista e uma educação fascista.”
Dá medo, não?!

Para Dirceu é pouco, para Donadon tá certo

O ministro Dias Toffoli pode não ser filiado do PT, mas demonstra compartilhar das mesmas ideias. Para ele, as penas impostas aos réus do mensalão lembram o período medieval e a inquisição. O ministro indicado por Lula disse que as penas foram muito severas porque os acusados só visavam o “vil metal”. Ao deputado de RO, Natan Donadon (PMDB), o ministro aplicou pena de quase 12 anos.

Sobrinho faz biquinho por ausência de Nazif

A equipe de transição do prefeito eleito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB), esteve reunida com os secretários municipais e o prefeito Roberto Sobrinho (PT). O atual chefe do Executivo fez “beicinho” porque Nazif não compareceu ao Palácio Tancredo Neves. A reunião havia sido adiada para que  Sobrinho  recebesse um prêmio em Cacoal. Mauro, ainda deputado federal, tinha compromissos inadiáveis em Brasília.

* Sobre a ilustração: Fotomontagem publicada no blog do petista Carlos Alberto Saraiva compara Joaquim Barbosa a um guerriheiro que luta contra a democracia


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions