Rondônia, terça-feira, 26 de outubro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 23 de Setembro de 2021 - 10h13

Panorama: Léo Moraes disputa Senado ou Governo em 2022

por Gérson Costa


Panorama: Léo Moraes disputa Senado ou Governo em 2022

Entre reuniões no gabinete, votação remota na Câmara e compromissos internos, o deputado federal Léo Moraes conversou com a reportagem do RONDONIAGORA em Brasília e anunciou para o mês de dezembro, após análise de pesquisa interna, qual caminho seguir em 2022. Uma decisão já está tomada: Senado ou Governo são os dois rumos estudados pelo representante do Podemos em Brasília. Caso as disputas estaduais acontecessem hoje, Léo estaria com seu palanque apontado para o Palácio Rio Madeira, pelo menos é o que pensa após avaliar as cartas na mesa. MDB, por exemplo, não tem candidato, mas estimula o retorno do senador Confúcio Moura, que pontua bem nas sondagens internas do partido; PSDB, PSD e DEM estão fechados com o senador Marcos Rogério (DEM), líder intransigente do Governo Bolsonaro; e Marcos Rocha é virtual candidato à reeleição pelo PSL, pelo menos até a possível fusão com os Democratas.

Um palanque com as esquerdas

Considerado neutro e independente na Câmara, embora tenha tomado posições favoráveis ao Governo (como a votação do voto impresso e auditável), Léo Moraes aguarda um sinal positivo dos partidos mais à esquerda em Rondônia, a exemplo do PDT e PSB. E em um eventual segundo turno, ele pensar em contar com o PT, PC do B e PSOL, conjunto que certamente fará palanque no primeiro turno para Ramon Cujuí, quadro petista preparado para os embates eleitorais televisivos. Outro sonho de consumo do parlamentar é o MDB, mas há muita negociação em jogo até o fechamento de uma aliança.

“Perder é inerente a disputa”

Léo Moraes é honesto em relação a estrutura de campanha. Esse aspecto seria um dos empecilhos para decidir pela decisão de disputar o Governo ou Senado. Como candidato a Câmara Alta do Congresso, o parlamentar sabe que poderá contar com o majoritário pretendente ao Governo e fazer dobradinha nas eleições. “Perder é inerente a disputa. Não tenho medo de enfrentar mais esse desafio”, disse Léo Moraes. Sobre estar preparado para o Governo, o representante do Podemos garante que conhece Rondônia e seus problemas e saberá enfrentá-los promovendo diálogos com os setores envolvidos.

Hildon Chaves acionou a PC no caso Semusa

Precisou o prefeito Hildon Chaves ir as redes sociais revelar que foi autor da denúncia de furto no almoxarifado da Semusa para dissipar qualquer dúvida sobre a participação de sua administração no episódio. Jornais, como o portal G1, estavam propagando que a prefeitura não quis se pronunciar sobre a pauta, quando na verdade quem chamou a atenção para a quadrilha encastelada nos porões da Saúde foi o próprio Hildon em meados de julho ao delegado-geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud. Na próxima, seria importante a comunicação da prefeitura se posicionar de forma correta e deixar de lado as picuinhas palacianas. Na próxima, quando estourar em outro órgão o mesmo caso, saibam que o prefeito também alertou a Polícia Civil.

Cristiane Lopes traiu projeto de Léo Moraes

O jornal ouviu do próprio Léo Moraes o descontentamento com a candidata derrotada à prefeitura de Porto Velho, a apresentadora Cristiane Lopes. Chamou-a de traidora, sem titubear. O líder do Podemos apostou suas fichas em Cristiane para as eleições de 2022, mas ela caiu nos encantos palacianos e nos privilégios do primeiro escalão governista.

Fale conosco:
@_gersoncosta


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions