Rondônia, domingo, 16 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 04 de Maio de 2016 - 14h28

Produção de silagem de alta qualidade de sorgo forrageiro

Da Redacao


O programa Dia de Campo na TV apresenta a cultura do sorgo, que contribui com 12% da área cultivada para produção de silagem no Brasil. Várias plantas forrageiras podem ser ensiladas, mas as culturas do milho e do sorgo são as mais usadas nesse processo, porque são cereais fáceis de cultivar e suas plantas apresentam bom rendimento e qualidade para silagem.
O sorgo é um cereal muito parecido com o milho, originário da África e resistente à seca, sua principal característica. Outra vantagem é a facilidade de rebrota, após a primeira colheita, pois apresenta um sistema radicular abundante e profundo que permite a rebrota. Isso é possível quando a cultura é submetida a manejo adequado e, especialmente, pela qualidade da cultivar. Na silagem, todas as partes da planta - folhas, colmo e panículas - são trituradas na hora da colheita.
 

Nas condições climáticas dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o sorgo para a produção de silagem deve ser semeado entre os meses de setembro e novembro, coincidindo com as primeiras chuvas. Além disso, para produzir uma silagem de alta qualidade de sorgo, o produtor precisa realizar o manejo adequado para o preparo do solo, observar a densidade e a profundidade do plantio bem como planejar a época da colheita."A facilidade de cultivo de sorgo aumenta a demanda de produção de silagem, mas o produtor precisa seguir boas práticas de manejo, para obter uma silagem com alta qualidade nutricional e reduzir os custos de produção", explica o pesquisador José Avelino Santos Rodrigues.
 

Na América do Sul, nos Estados Unidos e na Austrália, o sorgo é utilizado basicamente na alimentação animal. Já na América Central, na Ásia e na África do Sul, seus grãos são usados também na alimentação humana para produção de farinha e de amido industrial para fazer pães e biscoitos.
 

Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros Agência Embrapa de Notícias; Repórter em Campo; Minuto do Livro; Sempre em Dia e Quem quer ser Cientista. O Dia de Campo na TV "Produção de silagem de alta qualidade de sorgo forrageiro" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
 


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/producao-de-silagem-de-alta-qualidade-de-sorgo-forrageiro)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions