Rondônia, quarta-feira, 3 de junho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 05 de Maio de 2020 - 15h34

Professor Célio Leandro: Como estudar para o Enem em tempos de pandemia

.


Professor Célio Leandro: Como estudar para o Enem em tempos de pandemia

Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul e doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná, o professor Célio Leandro assina as terças-feiras artigos para o jornal Rondoniagora. Escritor e membro da Academia Rondoniense de Letras, ele inicia a nova jornada com o artigo “Como estudar para o Enem em tempos de pandemia”. Os leitores poderão interagir nos comentários no Facebook e no e-mail: historia_celio@hotmail.com

Está com saudade de sala de aula né minha filha? Do professor que conta toda sua vida todos os dias? Do colega que nunca traz material? Da aula show? Daquele professor piadista? Calma, vivemos tempos tenebrosos, contudo, passageiro. Vimos que o Governo Federal manteve a data da prova do Enem (data prevista para os dias 1 e 8 de novembro) e, com milhões de estudantes de quarentena, se preparar para esta prova tem se tornado uma verdadeira epopeia. Este período de “ confinamento” colocou todos os estudantes – seja de rede pública ou particular – no mesmo “ patamar”, ou seja, o resultado da prova do Enem vai depender, mais do que nunca, do esforço individual.

Afinal, qual a melhor estratégia para extrair o máximo de proveito nos estudos em tempos de quarentena? Bom, o primordial para o sucesso é o PLANEJAMENTO. Organize seu horário, mantenha seu ritmo de estudos, converse com sua família, é importante este apoio. Compreender que aquele momento de estudos corresponde, no mínimo, o mesmo tempo que você estaria na escola, portanto, não deve ser desviado para outras atividades. Em seu planejamento estipule os horários para cada disciplina, não se esquecendo, claro, do intervalo.

Evite fazer a mesma coisa por horas a fio. Seu cérebro logo ficará exausto e você deixará de ser produtivo. Mantenha o cronograma, não fique muito tempo concentrado na mesma disciplina e intercale conteúdo teórico com exercícios, além de intercalar cálculos e raciocínio lógico com matérias que exigem mais memorização. No entanto, é sempre necessário o equilíbrio: tente evitar distrações e pausas em excesso. Nada de parar para um programa de televisão “interessante” ou uma conversa com amigos. Mantenha sua mente concentrada no horário estipulado. Isso é importante se você quiser retomar o trabalho de maneira produtiva e focada.

Como definir o que estudar? É de extrema importância SABER O QUE ESTUDAR. Como o estudante está sem a presença do professor para definir os conteúdos, deve-se focar no essencial de cada disciplina, para tanto é fundamental refazer as provas de edições anteriores, verificar as temáticas mais cobradas de cada disciplina. Não é raro imagens, enunciados e até questões repetidas em mais de uma edição, portanto, refaça as provas.

Bom, aí nos deparamos com uma situação: e quem não tem acesso às chamadas “novas mídias”, como manter os estudos em casa, e sem as ferramentas tecnológicas? Neste caso, volto a destacar: o estudante deve buscar uma alternativa. Calma, também temos sugestões. Estudante da pública pode (e deve) buscar sua escola que lá, terá auxílio. Professores têm se redobrado para suprir esta necessidade, verdadeiros heróis tiveram que se reinventar, estão confeccionando apostilas, simulados e provas em todos os meios. O governo do estado de Rondônia, através da Seduc já disponibilizou uma plataforma de estudos chamada REVISAENEM e já anunciou um plano para entrega de kits em forma física ainda esta semana. É um conjunto de apostilas moderna e atual que vai subsidiar os estudos preparatórios para o Enem.

Então, foco que o futuro exige esforço.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions