Rondônia, quinta-feira, 19 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sexta, 22 de Dezembro de 2017 - 13h56

Reflexos e reflexões

Por Juliana de Oliveira


Reflexos e reflexões

Adeus ano velho, feliz ano novo? Como está a sua felicidade? Estamos às vésperas da passagem de ano, o fechamento de um ciclo e o início de outro. Temos o costume de planejar novos e belos (re)começos para compensar as faltas e falhas que ficaram lá atrás.

Ao mesmo tempo em que somos convidados a refletir sobre o ano que passou e sobre a vida até este momento, somos bombardeados por propagandas e expressões de que o final de ano é um momento de total realização e felicidade. Ocasião em que famílias se reúnem e surge uma necessidade de perdoar e ser perdoado. Porém, essa não é a realidade de todos.

Por isso esse período tem o efeito de estimular nossas emoções, sejam positivas ou negativas. Podemos nos sentir felizes e realizados, dispostos a confraternizar, mas também podemos nos sentir pressionados pelo tempo passando tão rápido, angustiados pelas metas não alcançadas ou mesmo passando por um momento triste, como o fim de um relacionamento ou a perda de algo ou alguém importante.

Refletir sobre si é muito importante, mas fazer isso em um período em que tudo parece perfeito e parece nos obrigar a ser feliz pode alterar a nossa percepção, aumentando a sensação de frustração e nos fazendo levar em conta apenas o que não foi realizado. A exigência de sucesso e felicidade ofusca os acontecimentos positivos, pois pensamos que nunca os alcançaremos ou que todos estão melhores do que nós. Essa distorção pode provocar um processo depressivo, caracterizado por sentimentos de solidão, culpa excessiva e falta de ânimo.

É necessário compreender que o ano não se resume às festas de fim de ano e a autoestima e ao autoconhecimento devem ser trabalhados para que não se deixem abater por parâmetros impostos pela mídia e pelo comércio.

Para não deixar que essa aflição tome conta dos finais de ano, o acompanhamento psicoterapêutico prévio pode ajudar a fazer uma retrospectiva responsável do seu desempenho, de suas relações e de suas emoções ao longo do ano, dando a real importância para acontecimentos bons e ruins.

* A autora é psicóloga, atende na clínica Fábrica de Competências em Porto Velho. CRP 20/4976 - (69) 99959-9235


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions