Rondônia, terça-feira, 11 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 04 de Dezembro de 2018 - 14h21

Relacionamentos abusivos

por Juliana Maria de Oliveira


Relacionamentos abusivos

Às vezes pode parecer que os casais que vemos andando de mãos dadas, jantando juntos ou se casando são absolutamente felizes. Mas não sabemos o que pode acontecer na intimidade e rotina desses casais. A aparente normalidade pode esconder um relacionamento abusivo. Esse tipo de situação pode acontecer em qualquer tipo de relacionamento afetivo, independentemente da orientação sexual e a atitude abusiva pode partir de qualquer um dos parceiros.

Por vezes muito sutil, esse tipo de relacionamento pode demorar a ser identificado. É comum associarmos atos de abuso somente à agressão física, porém, a violência psicológica está muito presente nesses casos. Tendemos a encarar as atitudes abusivas como características normais da outra pessoa. Por exemplo, enxergar o ciúme excessivo como demonstração de afeto, acreditar que ser rude ou grosseiro é apenas o jeito do outro ou que só xinga e humilha o parceiro em momentos de raiva e briga são pensamentos que podem minimizar a gravidade dessas atitudes.

Para identificar um relacionamento abusivo é necessário refletir sobre a dinâmica da relação. Se há humilhação, em público ou não, restrições exageradas, constante sentimento de culpa, sensação de sempre estar errado e cedendo mais que o outro, talvez sejam sinais para repensar o relacionamento.

Um relacionamento abusivo não é necessariamente ruim o tempo todo. A sua dinâmica pode ser representada por um ciclo em que tudo está indo aparentemente bem até o ponto em que há um pico de agressividade. A pessoa agredida se sente extremamente mal e o agressor se mostra arrependido, pede desculpas e promete que não repetirá essa atitude. Então o ciclo se reinicia, seguido por uma boa fase que renova a esperança no relacionamento, dificultando ainda mais a percepção do abuso e a saída dessa dinâmica negativa. Alguns sinais de que se está vivenciando um relacionamento abusivo são:

• A pessoa tenta mudar hábitos que fazem parte de quem você é;
• Você está sempre pedindo desculpas ao seu parceiro;
• Você se sente constantemente transtornada ou confusa;
• A pessoa te agride fisicamente ou psicologicamente;
• A pessoa faz você sentir que a culpa por ela ser agressiva ou ameaçadora é sua.


Outro sinal importante é perceber o que você tem comentado com os amigos ou familiares sobre seu relacionamento. Se você com frequência cria desculpas para justificar o comportamento do seu parceiro, até para si mesmo, se tem escondido informações para não ter que se explicar ou se justificar, se você sente vergonha de ser julgado e se passa a criar mentiras para evitar ser colocado para baixo ou ser interrogado, estes são importantes indicadores de que você está vivenciando um relacionamento abusivo.

Se você percebe que está vivendo um relacionamento abusivo é necessário pedir ajuda, seja de amigos, familiares, pessoas que você confia e profissionais da área da saúde e psicologia. É importante resgatar a autoestima de quem sofre nesse tipo de relacionamento para que a pessoa se fortaleça e perceba os sinais com maior facilidade para não passar novamente por esse transtorno na vida afetiva. O autoconhecimento também auxilia na melhor escolha de parceiros. Saber o que faz bem ou mal para si mesmo ajuda no estabelecimento de limites claros sobre o que se quer viver em um bom relacionamento.

*Juliana Maria de Oliveira – Psicóloga CRP 20/04976. Formada pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Especialista em Gestão Organizacional e de Pessoas pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atende atualmente na clínica Fábrica de Competências em Porto Velho


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/relacionamentos-abusivos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions