Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 05 de Abril de 2016 - 12h18

Resultado de quatro anos de estudo em solos frágeis chega ao público

Carlos Dias/ Embrapa


Desde 2011 pesquisadores da Embrapa estudam solos com elevada tendência à degradação a fim de promover o correto manejo dessa terra, garantindo produção agrícola lucrativa com sustentabilidade. O livro "Solos frágeis: caracterização, manejo e sustentabilidade" é um dos resultados deste trabalho.

A publicação, com 370 páginas, mostra a atividade da equipe em quatro áreas representativas ao redor do País: (Botucatu-SP, Luís Eduardo Magalhães-BA, Mineiros-GO e Petrolina-PE), onde promoveram a comparação dos sistemas de manejo, avaliaram o uso histórico, checaram o fluxo nutricional e fizeram o mapeamento digital dessas terras em bom grau de detalhamento, numa escala de 1:10.000.

"Problemas que afetam os solos frágeis geralmente são compactação, fertilização excessiva, salinização ou contaminação do lençol freático. No Brasil, temos 200 milhões de hectares desse solos, só no Cerrado chegam a 66 milhões de hectares", diz o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) e um dos autores do livro, Luís Carlos Hernani.

"Solos frágeis: caracterização, manejo e sustentabilidade" é uma primeira aproximação mais detalhada no universo destas terras, o trabalho terá continuação com a publicação de boletins de pesquisa.

O livro está disponível para download e leitura emhttp://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/141705/1/Livro-Solos-Frageis.pdf . Em breve, a versão impressa estará disponível para distribuição na Embrapa Solos.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions