Rondônia, terça-feira, 21 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 05 de Maio de 2016 - 20h02

Rondônia Rural Show: porteira aberta à tecnologia e produtividade

Da Redacao


Texto e fotos: Roni Viana

O nome é vitrine tecnológica, mas o espaço é a céu aberto e tem o objetivo de mostrar ao produtor rondoniense e visitantes da Rondônia Rural Show toda a tecnologia que pode contribuir para aumentar a produção e, mais importante, a produtividade agropecuária. A mostra rural, que acontece de 25 a 28 de maio no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná, está na sua 5ª edição, neste ano tem meta de ultrapassar R$ 800 milhões em negócios, aproximadamente 20% a mais que o volume de recursos negociado em 2015, e a demonstração de tecnologia é apontada pelos organizadores como semente dessa meta. Fruto da parceria entre a iniciativa privada e o poder público, a Rondônia Rural Show é, na visão de Júlio Cesar Peres- um dos organizadores da mostra-, uma das maiores provas da vocação agrícola de Rondônia.

Para que a vitrine tecnológica apresente aos rondonienses o que de mais inovador há no mercado, diversos órgãos ligados ao setor primário e empresas do ramo se uniram e demonstrarão, na prática, que investir da maneira correta pode trazer maiores rendimentos. É o que diz a engenheira agrônoma da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Denise Vaz, que nesta quinta-feira (05) esteve a campo demonstrando com exclusividade à reportagem do Rondoniagora as cultivares e técnicas que vai apresentar nos quatro dias da feira agrícola.

Quem também esteve a campo com a reportagem é Antônio De Assis Furtado, Gerente da Regional da Emater em Ji-Paraná, que falou sobre a importância da manutenção da Rondônia Rural Show e da responsabilidade demonstrada pelo homem do campo rondoniense. “Não fosse a vontade do produtor de continuar crescendo e fazer de Rondônia um Estado igualmente pujante não haveria a necessidade da feira”, pondera De Assis. 

Entre as técnicas demonstradas, uma das mais importantes é a de irrigação, que pode garantir, além de maior produtividade, ter uma produção em período de menor oferta de qualquer cultivar no mercado, garantindo assim melhores preços. Sobre essa técnica, De Assis diz que a Emater está pronta para elaborar projetos de acordo com a necessidade e realidade de cada propriedade rural, o que possibilita indicar investimento apenas do necessário, evitando gastos adicionais. Para que o produtor tenha acesso a essa informação basta procurar uma das unidades da Emater no Estado, ou mesmo durante a Rondônia Rural Show.

Raiz fica e semente vai a outro local

Realizada desde a sua primeira edição, em 2012, a feira de negócios agropecuários acontece no parque de exposições de Ji-Paraná em local cedido pela Associação Rural de Rondônia (ARR), que é desde 1978 a responsável pela realização da Expojipa, outra grande mostra rural da cidade. Na visão de todos os representantes de órgãos presentes à Rondônia Rural Show, não fosse mais essa parceria o sucesso não teria chegado da maneira consolidada como chegou.

O diretor executivo da ARR, Sérgio de Souza Ferreira, deixa claro que todas as iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do agronegócio tem aval da entidade e que  durante o período em que a feira acontece no parque de exposições, tudo o que está ao alcance da ARR é  feito. A palavra “período” foi dita porque em 2017, na 6ª edição, a Rondônia Rural Show deve acontecer em local próprio, uma área de 50 hectares entre as cidades de Ji-Paraná e Presidente Médici. Isso vem sendo confirmado pelo coordenador da 5ª edição, José Paulo Ribeiro Gonçalves, nas palestras de pré-apresentação que vem realizando no Estado, onde esclarece  que a essência da feira será mantida e que as mudanças são para receber melhor os visitantes.

Parcerias

Como citado por Júlio Cesar Peres no início da reportagem, a Rondônia Rural Show só é possível em razão da parceria público/privado. Coordenador de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Peres cita, além da empresa que representa, a Emater, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) como os parceiros institucionais. No setor privado a parceria fica por conta da Implemaq, Sementes Acampo, Casa da Lavoura, Casa do Adubo, Matsuda, Mamoré Case e Florasetec. Todas essas empresa terão demonstrações a campo nos quatro dias da Rondônia Rural Show, mostrando ao produtor que passar pelo local o que ele já sabe: Rondônia é uma terra rica, mas que pode melhorar os resultados na balança e no bolso.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions