Rondônia, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sexta, 11 de Março de 2016 - 10h55

Rondônia supera 50% de inscrições no Cadastro Ambiental Rural

Marilza Rocha


O Estado de Rondônia superou a marca dos 50% relativos aos imóveis inscritos no sistema do Cadastramento no Cadastro Ambiental Rural – CAR, atingindo o quantitativo de 60.900 cadastros. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (10) pela Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

O prazo final para o cadastramento se esgota no dia 4 de maio e os produtores que não cadastrarem a propriedade não poderão renovar empréstimos bancários com instituições financeiras públicas, como o Banco da Amazônia e ficarão impedidos de comercializar madeira ou fazer tanques de peixe, por não conseguir, também, a licença ambiental. A região Norte atingiu 64,1% de CAR em relação ao total da área passível de cadastro. Dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), relativos ao mês de janeiro de 2016, indicavam que ao todo no país já foram cadastrados 2,3 milhões de imóveis rurais, totalizando uma área de 262.813.498 hectares inseridos na base de dados do sistema.

O engenheiro Arquimedes Longo, da Sedam, explica que o CAR é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Ele consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental. Para garantir o registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os agricultores familiares a Sedam juntamente com a Emater estão promovendo diversos mutirões. Sendo que nesta semana os trabalhos serão realizados no município de Novo Horizonte e na próxima semana em Nova Brasilândia.

A Emater realiza mutirões de cadastramento todas as sextas feiras em todos os seus escritórios distribuídos em Rondônia. “O CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, ele fomentará a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental. ”, acrescentou Arquimedes.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/rondonia-supera-50-de-inscricoes-no-cadastro-ambiental-rural)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions