Rondônia, quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Domingo, 18 de Janeiro de 2015 - 12h00

Saúde e a escolha do nome do bebê

Serafim Godinho


Saúde e a escolha do nome do bebê
Nomes extravagantes difíceis de pronunciar interferem sim, na saúde da criança. Na fase escolar, ao receber um apelido, o que é inevitável, e ao sofrer bulling por causa do nome, ela entrará em depressão, inapetência e seu desenvolvimento cultural, emocional e físico serão afetados.
Pessoas, principalmente as crianças, podem ser cruéis quando se trata de apelidos. Então, tente antecipar o que pode ser um problema. Veja também como ficam as iniciais do nome com o sobrenome para evitar embaraços. E, para evitar apelidos, escolha um nome que dê para evitá-los. É claro que existem os apelidos que estão mais para um carinho do que para uma agressão, esses são os que os pais usam para chamar o filho.
Existem milhares de nomes para escolher. Como é possível, nessa época, da televisão, internet e toda tecnologia existente, com todas as espécies de informações existentes, se colocarem nomes exóticos em seus filhos?
A resposta esta em que no Brasil não há impedimento, como já acontece em alguns países, que não aceitam determinados nomes. Aqui vale tudo, com exceções óbvias que podem ter um significado que cause embaraços.
Houve uma época que os nomes eram restritos: ou eram obtidos na bíblia, e aí existiam os Matusaléns, Adão, e outros que soavam melhores, como Sara e os profetas do novo testamento; outros faziam associações dos nomes dos seus familiares o que era pior.
A melhor maneira é fazer uma relação com vários nomes que o casal escolha e o submeta a uma pesquisa sincera em que o interlocutor diga qual o melhor. Se a maioria não gostar, faça outra lista e repita a pesquisa.
Outra coisa, veja como soa o nome escolhido quando dito em voz alta. Combina com o sobrenome? Tem melodia? Usualmente, nomes longos combinam com sobrenomes curtos e vice-versa. Não é uma boa idéia combinar um nome que termina com uma vogal com um sobrenome que começa com vogal, eles tendem a se misturar. Evite nomes que rimem com o sobrenome e tente ficar longe de nomes que junto com o sobrenome adquirem duplo sentido, como Caio Machado ou Jacinto Pinto. Seu filho terá que ouvir muitas brincadeiras ao longo da vida.
Um nome incomum pode ser um grande trunfo para destacar seu filho da multidão. Nome da moda poderá fazer com em uma sala de aula existam muitos com o mesmo nome e isso facilitará a adoção de apelidos nem sempre bem-vindos. Por outro lado, um nome esquisito, que poucos conhecem, ou difícil de pronunciar pode trazer transtornos para seu filho também. Não precisa buscar nomes completamente estranhos. Evite os que estão na moda, principalmente o que estão nas novelas durante a sua gravidez, é uma boa dica, já outros casais terão a mesma inspiração. Equilibre também o nome com o sobrenome: se o último nome for muito popular como Silva, evite dar o nome de João que também é muito popular. Ouse um pouco. Já se o sobrenome for incomum, tente um nome mais simples, como Maria.
Às vezes, a família já tem uma tradição com nomes, sempre colocam o nome do pai no primeiro filho, por exemplo. É possível também os pais quererem seguir suas crenças religiosas e procurar o nome do filho dentro da própria religião. Isso é válido, afinal de contas isso é um reflexo da sua família e origens. Caso queira manter a tradição, e o nome já ser ultrapassado, tente usar nomes duplos como Maria Benedita, e ainda assim manter seu histórico familiar.
O significado do nome tem valor relativo. Certamente ninguém vai tratar sua filha Regina diferente porque seu nome significa rainha, mas saber o significado dos nomes pode ajudar a decidir.
Quanto a grafia o fato de ter ou não de soletrar o nome o tempo todo incomoda algumas pessoas. Na hora de decidir sobre isso se imagine no papel dela tendo de dar o nome completo a um atendente qualquer, no balcão de uma loja ou pelo telefone. Veja quanto tempo o processo leva e tome sua decisão. Evite também os y, ph, duplos enes como Joanna, na tentativa de ser original, vai promover transtornos futuros.
É importante saber, antes de tudo que o nome que você colocar em seu filho, vai interferir sim, em seu futuro.

Pensamento

Há pessoas que passaram pela minha vida e deixaram intensa Luz. Algumas delas sequer souberam seus nomes... Ofereceram-me um olhar bondoso, um sorriso amigo e uma palavra de coragem. Ainda que não mais se lembrem de mim, estarão para sempre guardadas em meu coração e em meus melhores pensamentos. Pois, minha gratidão jamais as deixará partir.

Comendador Serafim Godinho

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions