Rondônia, quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 06 de Junho de 2016 - 20h29

Semagric entrega trator agrícola e equipamentos de agroindústria

Da Redacao


A  Associação dos Agroprodutores e Empreendedores Rurais da Linha 15 (Asaper), em Rio Pardo, recebeu da secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), nesse final de semana, diversos equipamentos de agroindústrias, dentre eles um trator, uma grade aradora, um tanque de resfriamento de leite com capacidade para 1.000 litros, uma farinheira completa (bancada de ralar mandioca, forno para torragem e prensa mecânica), balança e seladora a pedal. Estiveram presentes à solenidade de entrega dos equipamentos os secretários do município Leonel Bertolin e Licério Corrêa, titular e adjunto respetivamente da Semagric; o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agroindustrial, Manoel Izídio; o engenheiro Álvaro Amaral; Rodrigo Ribeiro, responsável pelo programa do Café Clonal; Ronaldo Martins, responsável pelo programa de Bovinocultura Leiteira; a chefe de Gabinete da Semagric, Cristina Denny; Luiz Pires presidente do Sindicato dos Produtores Rurais; o administrador de Rio Pardo Lázaro Soares; Paulo Moreira, do programa de Leite da Embrapa; Pedro Bordalo, presidente da APPRO; vereadores e representantes da Emater e Aspron Linha 5 e convidados.
 

O secretário da Semagric, Leonel Bertolin, destacou o empenho do prefeito Mauro Nazif em  incentivar o pequeno produtor com a entrega de agroindústrias. “Com esses equipamentos estamos dando a oportunidade desses trabalhadores ampliarem suas produções e o que se fazia antes de forma artesanal, braçal, agora será possível de forma mais mecânica, com menor esforço e com maior celeridade. Uma forma de manter o homem do campo no campo e trabalhando no que gosta e sabe fazer e com qualidade. Porto Velho tem hoje uma produção agrícola imensa. E sentimos muita satisfação em contribuir com esse trabalho que só tem ajudado nossa capital a desenvolver cada vez mais”, disse ele.
 

Bertolin observou ainda que, além do programa de agroindústrias, a Semagric tem feito um trabalho importante na recuperação das estradas vicinais. “Aqui nessa região de Rio Pardo, por exemplo, em 2012 foram menos de 30 dias de aulas. As estradas não recebiam manutenção há muito tempo. O transporte escolar não conseguia chegar até as nossas crianças. E hoje é uma nova realidade. Conseguimos abrir, encascalhar, construir pontes e reformar outras que haviam desabado. Hoje o transporte escolar trafega e demais veículos que escoam a produção dos produtores de Rio Pardo. O percurso que era feito até 2012 em até seis horas -quando não atolava- e hoje leva cerca de duas horas e meia. E muito mais pretendemos fazer por esta comunidade que não mede esforços para ter uma melhor qualidade de vida”, disse ele.
 

Jeremias da Costa, presidente da Asaper, agradeceu em nome de todos os produtores da região, os diversos benefícios que estão chegando. “Hoje com a parceria da Semagric é possível visualizar um novo futuro. O que antes era dificuldade e desânimo está sendo transformado em novos sonhos, vida nova. Com essas agroindústrias vamos ampliar nossa produção e crescer junto com nossa cidade. É a vez do homem do campo, depois de tantos anos de abandono. E só temos a agradecer e comemorar”, disse ele.

Outros benefícios
 

Leonel também deu destaque ao Programa de Mecanização Agrícola (PMA) que tem feito um grande trabalho na região. “O PMA entregou em 2015 mais de 120 toneladas de calcário, atendeu com gradagem 90 produtores com 420 horas trabalhadas. Nesse ano temos a entrega programada de 240 toneladas de calcário que deverá acontecer nos próximos meses. Além disso, nesse distrito temos uma unidade demonstrativa de horticultura que hoje fornece alimentos à escola municipal de Rio Pardo para a merenda escolar, respeitando a cultura local. Entregamos aqui também 77.500 mudas de café, beneficiando 31 produtores; implantamos duas unidades demonstrativas de bovinocultura leiteira; entregamos 03 tanques de resfriamento de leite e uma carreta agrícola.
 

O secretário adjunto Licério Corrêa enfatizou que a Semagric está presente nos quatro cantos de Porto Velho realizando diversos serviços. “Podemos dizer que hoje a Semagric trabalha com status de secretaria de Estado diante de todo o imenso trabalho que estamos realizando, do alcance que temos tido. Atendemos o pequeno produtor com destoca, calcário, gradagem, programas de incentivo à cafeicultura, mandiocultura, bovinocultura leiteira, hortaliças e com a melhoria das estradas e ainda no transporte da produção. Atividades que tem feito a diferença na vida das famílias rurais da nossa capital. E hoje estamos entregando mais uma parte do que programamos para Rio Pardo”, disse ele.
 

Paulo Moreira, da Embrapa, responsável pelo programa do Leite, parabenizou o trabalho da Semagric e destacou a diferença que os produtores de Rio Pardo tem feito no que se trata a produção leiteira. “Hoje Rio Pardo concentra uma parte significativa da produção leiteira de Porto Velho, um leite que não é destaque só na quantidade, mas também na qualidade”, disse ele.
    
 

Agradecimentos
 

O administrador de Rio Pardo, Lázaro Soares, agradeceu os benefícios que estão chegando cada vez mais à região. “Hoje Rio Pardo tem sido visto pela administração municipal, o que tem animado o produtor rural”. O produtor Rubens Antônio da Rocha, um dos maiores incentivadores dos produtores de Rio Pardo, falou do trabalho incansável em prol de Rio Pardo. “Nossa região é rica principalmente em gente trabalhadora. E o que mais nos deixa felizes é que hoje o poder público tem olhado pra gente de forma diferente. Hoje somos olhados como uma parte da base importante da pirâmide econômica de Porto Velho. O leite, a farinha, a carne, as hortaliças que hoje produzimos estão na mesa dos consumidores da capital. E nos enche de orgulho saber que estamos crescendo cada dia mais. E é justamente essa união que vai fazer ainda mais a diferença na vida dos agricultores familiares. E precisamos que o poder público permaneça presente, assim todos saem vitoriosos”, disse ele.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/semagric-entrega-trator-agricola-e-equipamentos-de-agroindustria)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions