Rondônia, quinta-feira, 25 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sábado, 09 de Fevereiro de 2019 - 08h59

Sistema Fecomércio gera ações e benefícios para Rondônia

por Raniery Coelho


Sistema Fecomércio gera ações e benefícios para Rondônia

Os resultados alcançados pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE em Rondônia nos projetos de desenvolvimento da economia, educação e qualificação profissional demonstram a importância dessa integração para o desenvolvimento do Estado.

Não é de hoje que o Sistema atua em projetos paralelos em parceria com o Estado, buscando sempre inovar, investir e levar qualificação a vários municípios, no setor de bens, serviços e turismo. É tanto trabalho que é difícil quantificar todos os benefícios.

Veja a seguir um detalhamento das ações realizadas pelo Sistema que mostram como cada entidade contribui de forma significativa para o crescimento de Rondônia.

FECOMÉRCIO

Criada em 1983, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) é responsável pelas ações integradas do Sesc e Senac. A instituição é formada por 12 sindicatos dos mais diversos setores da economia (autopeças, farmácias, supermercados, varejistas, bebidas, informática, representação comercial, imobiliárias, lojas, papelarias, materiais elétricos e eletrodomésticos). A Fecomércio é o braço político desse grande sistema. Os trabalhos já realizados em prol da economia do Estado são inúmeros. Só para ressaltar a importância do seu papel eis algumas de suas ações e bandeiras: alfandegamento do Aeroporto Internacional de Porto Velho, defesa em melhorias dos aeroportos do interior e para a redução da alíquota do querosene nas aeronaves, dragagem da hidrovia do Madeira, Instalação do Sistema Elo – conectores de embarque e desembarque de passageiros no aeroporto da capital, pedido de redução na alíquota da Lei 675/2017 que institui a Contribuição de Custeio da Iluminação Pública (Cosip), Extensão da zona portuária, revitalização dos centros comerciais de Porto Velho, construção da ponte sobre o Rio Abunã, interligando Rondônia ao Acre e ao Peru, aumento do teto do Simples de R$ 1,2 milhão para R$ 3,6 milhões a micros e pequenos empresários, construção da Ferrovia da Soja, duplicação da BR-364 e revitalização da BR-319.

SESC

O Serviço Social do Comércio-Sesc é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e sem subordinação ao poder público. Criado pelo Decreto lei nº 9.853, de 13 de setembro de 1946, que tem como finalidade contribuir para o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, por meio de ações educativas que permeiam os campos da educação, saúde, cultura, lazer e Assistência. Em todo o Brasil o Sesc atua com um trabalho de grande relevância no cenário cultural e educacional. No entanto, atualmente a rede de turismo tem contribuído e crescido expressivamente no contexto Nacional.

O Sesc em Rondônia atualmente cumpre com sua missão com nove Unidades fixas e três móveis (serviços itinerantes do OdontoSesc e BiblioSesc). Em sua jornada de quase 42 anos no Estado, o Sesc encerra 2018 com 20.823 habilitações de trabalhadores do comércio e seus dependentes, 866 alunos nas atividades de Educação Infantil e Ensino Fundamental e computando 1.087 alunos no Programa Educação com as ações de Educação de Jovens e Adultos e Projeto Habilidades de Estudos do Sesc Ler.

O alcance social nas ações de Saúde, corresponderam os serviços de (Saúde Bucal, Educação em saúde e Nutrição-Lanches/Refeições), refletindo em 1.077.890 pessoas com serviços prestados pelo Sesc Rondônia. As Atividades do Programa Cultura possibilitaram 152.227 participações, mobilizando a rede cultural do Estado.

Um dos serviços de maior repercussão social do Sesc no Estado é o Programa Mesa Brasil, que pertence a uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, desenvolvido pelo Sesc em todo o Brasil. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Em Rondônia em 2018 os resultados foram promissores, perfazendo a distribuição de 446.812 kg de alimentos, que foram distribuídos as pessoas cadastradas nas Instituições do Programa Mesa Brasil.

SENAC

Instalado desde o ano de 1976 em Rondônia, o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - também possui números impressionantes: Só no ano de 2018, qualificou 15.742 pessoas. Desde sua fundação, até os dias atuais, foram registradas 617.621 pessoas qualificadas nos mais diversos setores do mercado de trabalho e área de conhecimento, como da Beleza, Moda, Turismo e Hospitalidade, Comunicação e Informática, Negócios, Gestão e Administração o que demonstra o comprometimento, eficiência e a importância da Instituição na qualificação e preparo dos profissionais que atuam no Estado de Rondônia. Possui cursos ofertados em todo o Brasil, através da modalidade Ensino à Distância, de níveis Livre (Formação Inicial e Continuada), e Técnico e Superior.

NÚMEROS

Todo levantamento apresentado é de grande relevância, porém, ainda está longe de demonstrar, na prática, a real importância do Sistema para o desenvolvimento de Rondônia nas últimas quatro décadas. Não são apenas os milhares de grandes profissionais que estão hoje no mercado que, qualificados pelo Sistema Fecomércio, fazem a diferença, nas atividades que exercem no crescimento do Estado. É, acima de tudo, os efeitos diretos e indiretos das parcerias e a sinergia, o dinamismo e a vanguarda tecnológica em setores do que se constitui, agora, a chamada economia criativa. Os resultados são visíveis em todos os setores econômicos e culturais do Estado. O Sistema Fecomércio é sem dúvida, uma verdadeira agência de desenvolvimento em prol de Rondônia.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/sistema-fecomercio-gera-acoes-e-beneficios-para-rondonia)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions