Rondoniagora.com

Rondônia, 01 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Artigos

Termina sexta prazo para pecuarista declarar vacinação contra aftosa

Quarta-feira, 18 Maio de 2016 - 15:52 | Da Secom - Por Amabile Casarin


O prazo para os pecuaristas declararem a vacinação contra febre aftosa encerra na nesta sexta-feira (20). Nesta etapa, apenas bovinos e bubalinos com até 24 meses deveriam ser vacinados, mas todo o rebanho deve ser declarado, inclusive por produtores que não têm bovídeos nessa idade.

Os produtores inadimplentes serão notificados a partir da próxima semana. Quem vacinou e não declarou será multado em R$ 152,72 por propriedade rural. Já quem não vacinou será multado em R$ 152,72 por animal não vacinado e deverá aplicar a vacina no rebanho com a presença de um técnico da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

O gerente de Defesa Animal da Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, conta que o objetivo da Idaron não é multar o produtor; e que o pecuarista do Estado é consciente da importância de vacinar o rebanho. “Nossos produtores sempre atendem ao chamado e cumprem com a sua responsabilidade”.

Até o início desta quarta-feira (18), foram já atendidos quase 80 mil produtores rurais, que declararam 11,3 milhões de bovinos e bubalinos, sendo que 4,5 milhões foram vacinados. Este número representa 87% do rebanho estimado.

Rondônia tem um dos maiores rebanhos bovinos do país, sendo o quarto maior exportador de carne. A exportação de carne bovina e de derivados representa mais da metade das exportações rondonienses.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News