Rondônia, terça-feira, 18 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sexta, 06 de Fevereiro de 2009 - 16h34

Umas coisinhas e outras - por Ivonete Gomes

Ivonete Gomes


Amigo de fé....

O governador Ivo Cassol (sem partido) começou 2009 colocando em prática uma engenhosa costura política para fazer o sucessor em 2010 e boa parte dos representantes em Brasília. Declarou que seu candidato ao governo não é o senador Expedito Júnior (PR), fiel aliado e escudeiro nos últimos pleitos, mas o vice-governador João Cahulla (PPS) que, neste caso, sai à reeleição.

...irmão camarada.

Dentro do plano meticulosamente traçado pelo chefe do Executivo estadual, Expedito Júnior continua como senador e grande colaborador de Rondônia no Senado Federal ao lado dele, que pretende vencer as eleições com 70% votos válidos. Ivo Cassol já decidiu inclusive quem será o 1º suplente ao Senado. A primeira-dama do estado, Ivone Cassol, foi a escolhida para ocupar a vaga. Com Cahulla no Governo e Ivone no Senado, Cassol voltaria ao comando do Estado de Rondônia.

Tiziu para o Senado

O deputado estadual, Jidalias Tiziu (PMDB) também está nos planos de Cassol. O escolhido seria o segundo candidato da chapa para concorrer ao Senado. No entanto, todos os agrupados têm uma decisão a tomar: a escolha do partido. A tirar pela relação estreita do governador com o ex-deputado federal Roberto Jefferson, há uma aposta de que essa será a composição do PTB nas eleições de 2010. Tiziu deixaria a sigla comandada pelo senador Valdir Raupp e Cahulla o partido que reelegeu o governador.

Cavalo selado

Resta saber se o senador Expedito Júnior deixará o cavalo selado passar. Sem nunca negar as intenções de sair candidato ao governo, Júnior conquistou a promessa de grandes apoios para a campanha. Um viria do seu posicionamento na votação da CPMF, outro da predileção do PSDB nacional para que volte ao partido de origem.

Composição do oposição

As eleições de 2010 também começaram cedo no Partido dos Trabalhadores. O deputado federal Eduardo Valverde confessou a pessoas próximas que chegou sua vez de disputar a vaga ao governo, mas o PT ainda tem na disputa acirrada a senadora Fátima Cleide e uma estrela do partido em ascensão, o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, reeleito com vantagem esmagadora em cima do candidato do governador Ivo Cassol. Sobrinho ainda não declarou se deixa ou não a prefeitura da Capital nas mãos do PMDB.

Família Raupp

Por outro lado, o PMDB de Rondônia ainda parece esperar o posicionamento da Executiva Nacional do partido para não haver precipitação quanto à chamada verticalização. O senador Valdir Raupp mantém o sonho de lançar a deputada Marinha Raupp na disputa pelo governo, mas prefere não se manifestar publicamente sobre alianças. O grupo de Cassol aposta na investida da família Raupp para lembrar agruras passadas e desenterrar defuntos. A briga está declarada.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/umas-coisinhas-e-outras-por-ivonete-gomes-55340)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions