Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 15 de Junho de 2009 - 17h35

Veja coluna diária do Rondoniagora com resumo político desta segunda-feira

RONDONIAGORA


Veja coluna diária do Rondoniagora com resumo político desta segunda-feira

Sempre viajando

Repórteres do Congresso em Foco tentaram localizar em vão o empresário Acir Gurgacz (PDT). Sua assessoria atribuiu a uma suposta viagem o “sumiço” do candidato derrotado não encontrado para falar sobre os vídeos postados no Rondoniagora. Os medalhões da Eucatur, Meximino Bedin, José Cristiano e Gilberto Piselo, o “Eddie Marphy”, foram flagrados na farsa montada para acusar Expedito Junior (PR) e o governador Ivo Cassol (sem partido) de compra de votos em 2006. Não é só o repórter do Congresso em Foco que não consegue encontrar Acir. Seus eleitores também não o vêem há meses. Só nos noticiários do Diário da Amazônia sobre os encontros do PDT na Eucatur.
 

Expedito, o intruso

Para amigos mais próximos, Acir reclama da insistência de Expedito Junior em permanecer no cargo. O empresário garante estar tendo enormes prejuízos porque alugou e mobiliou um apartamento em Brasília aguardando ser chamado para assumir o Senado. Pelas suas conversas, ele coloca Expedito Junior como intruso e que o mandato pertence a ele e não a quem recebeu a maioria dos votos do eleitorado rondoniense. A estratégia de Acir lembra os métodos nazistas de propaganda. O regime do Terceiro Reich criava peças maravilhosas sem o menor cabimento e até os próprios oficiais acabavam acreditando na própria mentira.
 

Para bom entendedor

No Dia do Trabalhador, feriado tradicional comemorado pela Eucatur em Ji-Paraná, um interlocutor perguntou a Acir Gurgacz sobre a suposta aliança com o PSDB, alardeada pelo Diário da Amazônia no dia anterior. Acir foi enfático ao dizer que o tucanato rondoniense só não viria no projeto do PDT ao Governo se Arthur Virgílio (líder do PSDB) não tivesse palavra. Ele se referia a um acordo com Hamilton Casara e Virgílio em Brasília. Derrotado mais uma vez, Acir viu o PSDB ir de mala e cuia para o grupo do Governo. É questão de tempo para as lideranças estarem filiados à sigla.
 

Sorte nos negócios....

Mas a vida de Acir Gurgacz não é feita apenas de derrota. Pelo menos no campo econômico ele vem contabilizando números expressivos em suas empresas. A Gramazon Granitos da Amazônia S/A venceu a licitação dos granitos do Centro Político e Administrativo (CPA) construído pelo Governo de Rondônia.
 

... Azar na política

Há uns anos, Acir bateu forte na mesa de um amigo garantindo que deixaria seu nome na história de Rondônia como um político cheio de grandes realizações. Na época, ele concorria ao Governo. Derrotado, vizinhos contam do episódio de uma quebradeira sem fim na sua residência. 
 

Balança, mas não cai

As notícias são incertas, mas Neucir Battiston continua na secretaria-geral da Assembléia Legislativa de Rondônia. Na semana passada, uns diziam que ele estaria de férias compulsórias; outros que estava acometido de uma forte gripe, mas na verdade Neucir foi visto em Porto Velho em um veículo oficial da Casa de Leis. Como os ânimos esfriaram e a pauta do dia é a cassação do governador Ivo Cassol (sem partido) e do senador Expedito Junior (PR-RO), o assunto deve ir para o arquivo.

 
De olho nas emendas

Deputados estaduais estavam reunidos a portas fechadas na Assembléia Legislativa. Segundo um dos presentes, o encontro tratou somente sobre a liberação de emendas parlamentares prometida pelo governador Ivo Cassol. Mas a cassação do chefe do Executivo e do senador Expedito Junior (PR-RO) também não fugiu à roda de conversas.
 

Loteando o Governo

De todas as conversas sobre a cassação do governador Ivo Cassol e as possibilidades de novas eleições, eleições indiretas ou chamamento da segunda colocada naquele pleito de 2006, o que mais surpreendeu foi a atitude de um deputado – ele sempre diz que não votou em Cassol – ao convocar uma reunião com seus colegas para discutir um provável novo mandato. Tentou convencer os colegas que o momento é da Casa de Leis e reivindicou para si a responsabilidade de conduzir os destinos do Estado, claro que loteando o Governo com os eventuais “eleitores” na Assembléia.
 

Andrade Gutierrez

Mesmo com as chuvas, a Andrade Gutierrez, empresa contratada para a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água em Porto Velho, garante que vai deixar tudo pronto antes do prazo estabelecido no contrato. A entrega da obra, prevista para fevereiro de 2010, será antecipada para dezembro deste ano. É curioso saber que as chuvas não impedem as obras quando a empresa é séria.
 

São Pedro

Enquanto São Pedro não dá trégua em Porto Velho, as obras da prefeitura continuam paradas. Os serviços na Caula foram retomados, a exemplo também da Elias Gorayeb, mas paralisados novamente. Não se sabe o motivo. Mas se perguntado, o prefeito Roberto Sobrinho deve culpar a chuva, mais uma vez.
 


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions