Rondônia, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Terça, 13 de Outubro de 2009 - 19h33

Vereadores de Porto Velho copiam modelo de Carlão e antecipam eleições da Mesa

RONDONIAGORA



Carlão faz escola

Fora da vida pública, o ex-deputado Carlão de Oliveira fez escola. Os vereadores de Porto Velho decidiram antecipar as eleições da Mesa Diretora para inviabilizar qualquer chapa de oposição ao grupo liderado pelo atual presidente José Hermínio (PT). A manobra foi duramente criticada pelo vereador Cláudio Carvalho (PT), que perdeu o tempo necessário para se articular junto aos colegas e o prefeito Roberto Sobrinho (PT). Adversário ferrenho de Hermínio, Cláudio Carvalho, ligado as empresas de transporte de passageiros, era o principal interessado na presidência da Casa. Voltando ao tempo, quando Carlão de Oliveira decidiu antecipar a eleição da Mesa da Assembléia Legislativa, passando uma rasteira no governador Ivo Cassol (PP) lá no primeiro mandato, o PT foi o primeiro a fazer severas críticas ao ex-parlamentar. Como o pensamento muda, quando se está com o poder nas mãos.

PEC da Transposição

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) ganhou a relatoria da PEC da Transposição junto com um grande problema para resolver. Da tribuna, o senador Expedito Junior (PR-RO) denunciou uma “pegadinha” no texto aprovado pela Câmara dos Deputados que pode deixar pelo menos 10 mil servidores rondonienses de fora dos benefícios da emenda constitucional. O discurso de Expedito não agradou alguns sindicalistas que apostavam na disputa nos bastidores para não melindar o Governo. Mas um grupo entende que a transparência sempre é o melhor caminho para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Divergência política
Só pra lembrar. O senador Expedito Junior foi o grande responsável pela ida do grupo de servidores a Brasília pressionar os deputados federais a aprovar a PEC da Transposição. Foi dele a idéia de todas as semanas cobrar a votação do projeto, esquecido nas gavetas do presidente da Câmara dos Deputados. Precisou um político oposicionista ao Governo Lula para colocar a matéria da transposição em pauta. E não adianta agora a turma do Partido dos Trabalhadores (PT) – Eduardo Valverde, Fátima Cleide, Anselmo de Jesus, Itamar da CUT e alguns sindicalistas – querer tomar para si o prestígio pela aprovação da PEC. Se dependesse desse grupo, até hoje a proposta estaria parada.

Reforço no PR

O ex-deputado e sindicalista Daniel Pereira, Herclus Coelho e Maria Aparecida assinaram ficha de filiação no Partido Republicano. Daniel e Herclus não tem pretensão eleitoral, mas apóiam as aspirações da sindicalista Maria aparecida à Câmara Federal. A exceção de Mário Jorge, toda diretoria do Sindsef também já declarou apoio ao pré-candidato ao Governo do PSDB, Expedito Junior.

Pra inglês ver
O PMDB rondoniense marcou prévias para o dia 14 de novembro. Concorrem à futura vaga de candidato a governador o prefeito Confúcio Moura (Ariquemes) e a ex-prefeita Sueli Aragão (Cacoal). Na verdade, a consulta é um fato político criado para oxigenar a candidatura de reeleição do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) porque Confúcio Moura já é o nome certo do PMDB para disputar o Palácio Presidente Vargas em 2010.

CPI de Jirau
São informações não oficiais, mas os advogados que representam o consórcio da construção da usina de Jirau estão estudando a possibilidade de ingressar com medida cautelar no Judiciário para barrar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Assembléia Legislativa. A CPI foi proposta pelo deputado estadual Tiziu Jidalias (PP-ariquemes) com base no não cumprimento das normas ambientais para conseguir autorização da obra.

e-mail: gerson@rondoniagora.com

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions