Rondônia, sábado, 17 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Cidades

Publicado em Sexta, 11 de Novembro de 2016 - 19h22

Dia Mundial do Diabetes será celebrado com caminhada em Porto Velho

Da redação


Dia Mundial do Diabetes será celebrado com caminhada em Porto Velho
Um grupo formado por mães de crianças diabéticas de Porto Velho irá realizar uma caminhada no próximo domingo (13) para chamar a atenção do governo e da sociedade sobre a doença. São vários os problemas que elas enfrentam, mas o principal é a interrupção, por parte do Secretaria Estadual de Saúde, no fornecimento de insulina.O ato está previsto para às 8 horas, no Parque da Cidade, localizado na Avenida Calama, Bairro Flodoaldo Potes Pinto, atrás Porto Velho Shopping.

Segundo uma das organizadoras, Eliane Rocha, desde junho que o governo de Rondônia não fornece a insulina para seu filho. “Nós queremos chamar a atenção das pessoas, do governo, porque a diabetes é uma doença que silenciosa e pode até matar. Por isso, é preciso cuidado e atenção. Desde junho que estou tendo que comprar a insulina para o meu filho, mesmo sem condições, porque o governo não fornece”, diz.

Segundo o governo de Rondônia, devido a grande demanda, a insulina que foi comprada acabou rapidamente, mas outro processo já foi realizado, o empenho já foi feito e novas doses devem chegar em 15 dias.

No próximo dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Segundo dados da OMS, mais de 16 milhões de brasileiros adultos são diabéticos. A Sociedade Brasileira de Diabetes afirma que metade dos pacientes não sabem que têm a doença.

O diabetes tipo 1 se manifesta de forma mais agressiva e aguda, não é prevenível porque é autoimune e pode provocar grande perda de peso em apenas poucas semanas.

Já o tipo 2, apesar de ser silenciosa no início, trata-se de uma doença crônica que pode trazer muitos prejuízos à saúde. Adotar hábitos saudáveis é a única forma de evitar o surgimento da patologia. Para isso, dietas baseadas em alimentos com baixo índice glicêmico e a prática de exercícios físicos regulares precisam fazer parte da rotina.

“Quero convidar toda a população, pais, mães, crianças, qualquer pessoa que queira participar conosco, do nosso movimento pelos diabéticos”, convida Eliane.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/cidades/dia-mundial-do-diabetes-sera-celebrado-com-caminhada-em-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions