Cidades
Modalidade de atendimento agendado nas agências de rendas é implementado pelo governo
Segunda-feira, 26 Maio de 2025 - 14:27 | da Secom/RO

Com o objetivo de aprimorar o atendimento ao contribuinte, oferecendo mais agilidade, organização e eficiência, o governo de Rondônia implementa, a partir desta segunda-feira (26), um novo modelo de atendimento presencial agendado nas agências de rendas da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).
A iniciativa integra a modernização dos serviços públicos e reforça o compromisso com a digitalização do atendimento. O novo formato foi pensado para facilitar o acesso aos serviços presenciais, evitar filas e garantir mais comodidade para o contribuinte, que agora pode escolher o melhor dia e horário para ser atendido.
COMO AGENDAR?
Para agendar um atendimento presencial nas agências de rendas, o contribuinte deve acessar o site da Agência Virtual. Depois, basta preencher o formulário com seus dados pessoais, escolher o tipo de atendimento desejado e selecionar o dia e horário disponíveis para comparecimento à unidade.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a modernização dos atendimentos ao contribuintes representa mais do que eficiência administrativa, mas um reflexo de uma Rondônia cada vez mais cidadã, digital e acessível. “Com o novo modelo de atendimento presencial agendado, damos um passo importante a promoção de um serviço público mais ágil, organizado e humano”, ressaltou.
Segundo a gerente do Núcleo de Atendimento ao Contribuinte, Darlene Amaral, o atendimento agendado representa uma virada de chave no modelo de atendimento ao cidadão. “A principal mudança é a redução do tempo de espera, que antes era longo e imprevisível, e agora passa a ser curto e programado”, destacou.
Inicialmente, o novo modelo de agendamento presencial está disponível nas seguintes agências:
Porto Velho
Guajará-Mirim
Ariquemes
Ji-Paraná
Vilhena
Entre os principais serviços que continuam disponíveis presencialmente, estão:
Regularização de Débitos de IPVA em casos de furto, roubo ou comunicado de venda;
Consulta de débitos impeditivos de certidão;
Dívida de IPVA;
Emissão de nota fiscal avulsa;
Liquidação de débitos;
Cadastro de produtor rural;
Parcelamento de tributos para pessoa física; e
Protocolo de processos físicos.