Rondônia, segunda-feira, 22 de outubro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Sábado, 13 de Outubro de 2018 - 11h40

Advogados tentam salvar votos de Sid Orleans para garantir vaga de ex-prefeito na Assembleia; TSE indeferiu recurso

da Redação


Advogados tentam salvar votos de Sid Orleans para garantir vaga de ex-prefeito na Assembleia; TSE indeferiu recurso

A validação de 202 votos da candidata Francisca Valdecira Fialis Diniz Cunha Ramos (PSC) pelo TSE, deve mesmo alterar a composição da Assembleia Legislativa de Rondônia, não beneficiando ela, mas o atual deputado José Geraldo Santos Alves Pinheiro, o “Geraldo da Rondônia” e prejudicando um eleito, que ficará fora da Casa de Leis, o ex-prefeito de Pimenta Bueno, Jean Henrique Gerolomo de Mendonça (Podemos).

O ex-prefeito ganhou a vaga no cálculo da média de votos, exatamente na 7ª rodada. Sua coligação tinha obtido 27.396 pontos, dando a vaga para Jean. Com os 202 votos da de Francisca Valdecira, a coligação de “Geraldo da Rondônia” ganha a vaga. A decisão da média é feita pela quantidade de votos válidos de cada coligação, divididos pelo número de cadeiras alcançadas mais 1. Em Rondônia, 17 candidatos foram eleitos pelo quociente eleitoral, que esse ano chegou a 34.100 votos. As outras 7 cadeiras foram decididas com o cálculo das médias.

Em Rondônia, o TRE havia indeferido o registro de Francisca Valdecira por ela ter sido condenada em ação civil pública, mas para o TSE não houve a comprovação de que a candidata agiu com dolo.

Por outro lado, para a coligação de Jean Mendonça voltar a garantir a vaga na Assembleia, seria necessário validar a votação atribuída a Sid Orleans (Podemos), que obteve 1622 votos. Mas ainda no domingo o ministro Jorge Mussi manteve a decisão do TRE que indeferiu o registro, entendendo que de fato houve falhas insanáveis na prestação de contas de Sid quando era secretário da Saúde do Município. A defesa recorreu ao pleno do TSE.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions