Rondônia, quinta-feira, 12 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 01 de Outubro de 2018 - 15h16

Debate na TV Rondônia reúne seis candidatos nesta terça-feira; veja todas as regras

da Redação


Debate na TV Rondônia reúne seis candidatos nesta terça-feira; veja todas as regras

O penúltimo debate na televisão aberta durante o primeiro turno acontece na noite desta terça-feira na Rede Amazônica (afiliada Globo), com a participação confirmada de Acir Gurgacz (PDT), Coronel Marcos Rocha (PSL), Expedito Júnior (PSDB), Maurão de Carvalho (MDB), Pimenta de Rondônia (PSOL), Vinícius Miguel (REDE). O evento será mediado pelo jornalista Wilson Kirsche e terá quatro blocos.

Regras

Segundo as regras, serão dois blocos com temas livres, com perguntas diretas entre os candidatos, e outros dois blocos com temas determinados.

O primeiro bloco será de tema livre e a ordem que os candidatos farão suas perguntas será sorteada antes do debate com a presença de representantes de todos os partidos e candidatos.

Em todos os blocos, cada candidato terá direito a fazer somente uma pergunta. No primeiro e no segundo bloco, os candidatos terão direito a responder uma pergunta única pergunta.

Já no terceiro e no quarto, cada candidato poderá ser escolhido para responder no máximo duas perguntas.

O tempo de participação dos candidatos será o mesmo em todos os blocos, de tema livre ou determinado, sendo 30 segundos para fazer a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para responder, 30 segundo para replica e 45 segundos para a treplica.

Os candidatos não poderão exibir para as câmeras qualquer tipo de documento, panfleto, impresso ou texto ou mesmo manuscrito. Também serão proibidos cola, celulares ou tablet. Até mesma a roupa que os candidatos devem usar terá limitações: eles não poderão entrar no estúdio com marcas da campanha, camisetas, bonés, adesivos ou botons.

Tema livre

Durante os blocos de tema livre, o tema de pergunta é de livre escolha do candidato que vai perguntar ao adversário.

A mecânica desses blocos é a seguinte:

O candidato escolhe quem vai perguntar
O candidato tem 30 segundos para responder
O candidato escolhido para responder tem 1min30 para resposta
O candidato que perguntou tem 30 segundos para réplica
O candidato que respondeu tem 45 segundos para a tréplica

Tema determinado

Nesses blocos, eles responderão questionamentos sobre temas escolhidos pela produção, que são Combate à corrupção, Meio Ambiente, Desenvolvimento do interior, Saúde, Educação, Segurança, Emprego e Renda, Agronegócio, BR364, Habitação, Impostos e Tributos, Sistema Penitenciário, Turismo, Polo Industrial e Regularização fundiária.

A sequência desses blocos será assim

O mediador sorteia o tema sobre o qual será feira pergunta de um candidato a outro
O candidato escolhe a quem vai perguntar
O candidato tem 30 segundos fazer pergunta
O candidato escolhido para responder tem 1min30 para resposta
O candidato que perguntou tem 30 segundos para réplica
O candidato que respondeu tem 45 segundos para a tréplica

Direito de Resposta 

O direito de resposta do candidato que se sentir ofendido pelo adversário será avaliado pelo mediador da emissora, auxiliado pela produção.

O debate é previsto para começar às 21h05.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/debate-na-tv-rondonia-reune-seis-candidatos-nesta-terca-feira-veja-todas-as-regras)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions