Rondônia, domingo, 15 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Quarta, 06 de Outubro de 2010 - 10h50

TJ nega liminar a ex-deputado por vaga na Assembléia Legislativa

RONDONIAGORA


O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, negou liminar em mandado de segurança impetrado pelo ex-deputado estadual Daniel Pereira, que pediu à Justiça a determinação de sua posse na vaga de parlamentar que pertence ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O caso ainda será julgado no mérito após ser distribuído no TJRO.Ao relatar o caso, o desembargador presidente ressaltou que a liminar no mandado de segurança constitui um direito do impetrante, quando ocorrentes os dois indispensáveis pressupostos para sua concessão: "o fumus boni iuris e o periculum in mora", que têm a finalidade de eliminação do risco de dano sério e de difícil reparação.

Neste caso, entretanto, ele verificou que, à época da solicitação de informação pela Assembleia Legislativa do Estado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), Daniel Pereira não estava filiado ao PSB, tendo providenciado sua filiação posteriormente.

Para o magistrado, os requisitos para concessão da liminar não se encontram evidenciados, já que Pereira não conseguiu demonstrar concomitantemente a presença dos seus dois requisitos, ou seja, a urgência e a relevância do pedido.

O mandado de segurança agora será distribuído a outro desembargador, que será o relator do processo judicial. A decisão final será conhecida após o julgamento dos desembargadores que formam o Tribunal Pleno da Justiça de Rondônia.

Vaga de Wilber Coimbra

Nas eleições para deputado estadual de 2006, o PSB obteve direito a duas vagas no Parlamento Estadual, que foram preenchidas por Jesualdo Pires e Wilber Coimbra, constando como suplentes os candidatos David Erse (1ª suplência), Alex Mendonça (2ª suplência), Daniel Pereira (3ª suplência) e Francisco Izidro dos Santos (4ª suplência).

O deputado Wilber Coimbra foi escolhido pela Assembleia Legislativa para ocupar o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia, e tomou posse no dia 1º de julho de 2010, renunciando ao mandato de deputado estadual. No entanto, o 1º suplente desfiliou-se do PSB e o 2º renunciou à suplência por já estar exercendo o cargo de Vereador em Ariquemes.

No TRE/RO, Pereira não constava como filiado ao PSB/RO, permanecendo o 4º suplente, Francisco Izidro dos Santos, cuja posse ocorreu em 20 de setembro último. Daniel Pereira então alegou à Justiça ter o direito líquido e certo à posse para o cargo de deputado estadual, uma vez que, no dia 13 de setembro de 2010, ele protocolou pedido de filiação partidária ao Diretório Municipal do PSB/RO, que foi aceito, mas não reconhecido pelo TRE/RO.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/tj-nega-liminar-a-ex-deputado-por-vaga-na-assembleia-legislativa)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions