Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Sábado, 30 de Outubro de 2010 - 10h00

ÚLTIMA PESQUISA ANTES DA ELEIÇÃO: CAHÚLLA ULTRAPASSA CONFÚCIO E JÁ LIDERA EM RONDÔNIA

RONDONIAGORA


Pesquisa eleitoral divulgada neste sábado pelo Instituto Phoenix mostra que o candidato à reeleição João Cahúlla (PPS) ultrapassou o oponente Confúcio Moura (PMDB) nas intenções de voto para as eleições do 2º turno para Governo do Estado de Rondônia. Cahulla soma agora 46,6% contra 44,1% de Confúcio. A sondagem foi realizada entre os dias 24 e 27.Cahúlla manteve uma campanha crescente e agressiva nas últimas semanas em todo o Estado, o que justifica o aumento de seu índice de intenção de votos. Segundo o Instituto Phoenix, o ritmo de campanha, aliada à boa performance do candidato à reeleição no debate de quarta-feira, foram dois pontos vitais para a virada na reta final.
A trajetória de Cahúlla no 2º turno é crescente: começou com 32% e agora beira os 47%; Já Confúcio chegou a possuir 51%, mas vem em queda livre e hoje estancou na casa dos 44%. Cahúlla, pelo fato de ser o atual governador leva vantagem porque possui muito trabalho realizado em sua campanha eleitoral televisiva.

Já Confúcio tem sido alvo de muitos ataques por parte do eleitorado, principalmente pela sua estreita ligação comum grupo político que em outras épocas levou o Estado a ter seu nome manchado pela mídia nacional como é o caso de Carlão Oliveira, e José Bianco. São fatores que têm pesado nessa reta final contra o candidato.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 27 de outubro e foi contratada pelo jornal Alto Madeira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) com o protocolo 30.592/2010, possui margem de erro de + ou – 3% e ouviu 900 eleitores nos dez municípios mais populosos do Estado, onde residem quase 70% do eleitorado.

Dados técnicos

Data do Registro: 18/10/2010
Protocolo: 30592/2010
Processo 2086-74.2010.6.22.0000
Contratada: J J Coelho - Instituto Phoenix & Associados
Contratante: JORNAL ALTO MADEIRA LTDA
Valor da Pesquisa: R$ 3.500
Origem dos Recursos: JORNAL ALTO MADEIRA LTDA
Pagante do Trabalho: JORNAL ALTO MADEIRA
Período de Realização de 24/10/2010 a 27/10/2010
Nr. de entrevistados: 900
Metodologia de Pesquisa: Será aplicado um misto de probabilístico com 25 % de quotas aleatórias e o restante por sorteio de múltiplas escolhas, ou seja, (sexo, bairro, ruas e domicílios) tornando a amostragem eqüiprobabilística.
Plano Amostral: Por tratar-se de um estudo de natureza descritiva, com característica de um público conhecido, desenvolvemos um método direto de investigação, através da amostragem probabilística estratificada. Assim no Estado, de Rondônia, aplicamos um percentual pré-definido nas proporções do universo dos eleitores baseando-se também no percentual eleitoral para cada região de acordo com a densidade eleitoral. O critério de seleção obedecerá as informações dadas pelo T.R.E e IBGE. As entrevistas serão na maior parte efetuadas nos domicílios dos eleitores, após a certificação de que os mesmos votam no município e se dispõe a responder perguntas apresentadas. Selecionamos 10 dos 52 municípios, entre eles estão os maiores colégios eleitorais, a fim de que possamos ter a representatividade necessária, que no cálculo aplicado está acima de 60% de abrangência do contingente eleitoral de todo o Estado. Tratamos a variável de idade, buscamos entrevistar elementos de todas as idades. No tocante ao nível econômico e instrução escolar trabalhamos aqui na Região Norte dentro das três faixas: alta, média e baixa e respectivamente básico, médio e superior, assim não há um efetivo controle dentro dos índices estatísticos, por tratar-se de variáveis, mas suas faixas variam de 6 a 10% para classe alta, 20 a 26% para classe média e de 60 a 75% para classe baixa, decorrentes variando de acordo com o nível econômico de cada município, como critério usaram a escolha aparente do domicilio, depois bens domésticos, por último como fator determinante a faixa salarial da família.
Margem de Erro para mais ou menos: 3,0% com 96% de confiabilidade.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/ultima-pesquisa-antes-da-eleicao-cahulla-ultrapassa-confucio-e-ja-lidera-em-rondonia)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions