Rondônia, sábado, 6 de junho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 20 de Março de 2020 - 17h20

Agevisa agora confirma que Rondônia registrou o primeiro caso de Coronavírus

da Redação


Agevisa agora confirma que Rondônia registrou o primeiro caso de Coronavírus

Bem diferente do que informou pela manhã, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) de Rondônia confirmou na tarde desta sexta-feira (20) que foi confirmado o primeiro caso de Coronavírus no Estado, em Ji-Paraná. O secretário da Saúde, Fernando Máximo já havia se posicionado, mas o órgão subordinado a ele ainda relutava.

Veja nota da Agevisa:

O caso é considerado importado, tendo em vista que o paciente, vindo de São Paulo, estava em trânsito no município de Ji-Paraná e permaneceu na localidade por aproximadamente 48 horas. Ainda não existe transmissão comunitária por Coronavírus no Estado.

A Agevisa aguardava o pronunciamento do Ministério da Saúde sobre a realização de exames pelo laboratório Hermes Pardini, em Minas Gerais, responsável pelas análises.

As equipes de Vigilância Epidemiológica de Ji-Paraná estão estabelecendo contato com as pessoas as quais o paciente manteve contato. Além disso, o Cievs de Rondônia informou o caso ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de São Paulo.

A Agevisa solicitou da Coordenação Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde, a relação de laboratórios certificados para emitir laudos para Coronavírus.


Entenda o caso

Foi confirmado na noite de quinta-feira, o primeiro caso de paciente com resultado positivo para Coronavírus (Covid-19) em Rondônia, sendo o registro feito na cidade de Ji-Paraná. Um morador da cidade de São Paulo, que esteve em viagem a trabalho no município, onde após sentir os sintomas, contratou equipe médica particular para realizar o acompanhamento. Foram coletadas amostras na cidade e enviadas para análise em laboratório da rede de saúde privada. Após este procedimento, o paciente fretou voo particular retornando para sua cidade, onde permanece em observação e em isolamento social. O resultado do exame diagnosticado como positivo foi entregue no início da noite ao departamento de epidemiologia de Ji-Paraná que de imediato registrou o caso no sistema nacional de controle. 


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions