Rondônia, 02 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Alzheimer é discutido em seminário realizado pela Abraz em Porto Velho

Quinta-feira, 22 Setembro de 2016 - 09:53 | Da redação


Alzheimer é discutido em seminário realizado pela Abraz em Porto Velho
O alzheimer está em discussão na 1ª Semana de Sensibilização das Doenças Demenciais da terceira idade e também no encontro científico da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) que acontece em Porto Velho desde a quarta-feira (21). Segundo os organizadores, é preciso conscientizar população e governantes sobre a doença, chamando a atenção sobre as poucas políticas públicas voltadas aos idosos e ainda sobre os cuidados que a família precisa ter com pacientes que sofrem com a doença.



Para a vice-presidente da Abraz, Maria de Lurdes, o tema debatido é muito importante, principalmente para levar para a população mais conhecimento sobre a doença. “Nós queremos mostrar para a população que a doença existe e que muitas pessoas têm e não sabem. Muitos idosos têm a doença de alzheimer e a família não sabe, e essa pessoa acaba sendo vítima de agressão pelos próprios parentes por não terem paciência com eles”, explica.

A aposentada Conceição Soares, de 74 anos, fala da dificuldade que os pacientes têm para ter qualquer tipo de assistência necessária sobre a doença. “Eu acho muito bom, porque muitas famílias não têm essa assistência quando precisa fazer algum tipo de tratamento da doença”, diz a aposentada.

“É bom discutir sobre esse assunto, porque tem gente que não leva a doença a sério. Há um tempo eu perdi meu cunhado por causa dessa doença que é muito perigosa e poucos conhecem”, conta o aposentado João Bassani, de 76 anos.

A Abraz tem como prioridade divulgar a doença de alzheimer e contribuir para o constante investimento no tratamento de pacientes e apoio a familiares e cuidadores. Anualmente promove em todo o país, ao longo do mês de setembro, com especial destaque para o dia 21, Dia Mundial da Conscientização sobre a doença de Alzheimer.

O evento segue até o dia 23 de setembro, no auditório do Conselho de Medicina de Rondônia (Cremero). A programação inclui palestras, oficinas e exposição. O encerramento no dia 23 será com uma caminhada no Espaço Alternativo em Porto Velho, a partir das 17 horas. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também