Rondônia, domingo, 25 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 14 de Maio de 2009 - 13h30

AUTORIDADES DE SAÚDE CONFIRMAM NOVO CASO SUSPEITO DE GRIPE SUÍNA EM RONDÔNIA

RONDONIAGORA.COM


Divulgado em primeira mão pelo Rondoniagora no dia de ontem, as autoridades de saúde confirmaram mais um caso suspeito de gripe suína no Estado de Rondônia. Trata-se de um rapaz que teria retornado do México com os sintomas da doença. Ele foi trazido pela Prefeitura de Ariq uemes para “quarentena” no Centro de Medicina Tropicam (Cemetron).
O secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, confirmou que o paciente está internado em área de isolamento na unidade hospitalar em Porto Velho. Segundo ele, o homem não foi incomodado por nenhuma das barreiras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Nem mesmo no aeroporto da Capital.
Apesar das suspeitas, Milton Moreira foi enfático ao dizer que o vírus Influenza A é semelhante à gripe comum e que os riscos que oferece são pequenos e que não há motivos para pânico. O secretário diz estar insatisfeito pelo modo como a Anvisa está administrando a situação. De acordo com Milton Moreira, o organismo está apenas criando pânico na mídia nacional e está falhando na fiscalização. O Aeroporto Internacional de Porto Velho não dispõe de profissionais da Anvisa para atuar na fiscalização de passageiros que chegam de países com casos confirmados.
O estado de Rondônia recebeu 20 kits antivirais. Até o momento, não foi necessário o uso dos kits. O Estado também já recebeu 21 kits de exame. Cada um contém medicamentos, máscaras e outros acessórios. A última suspeita de gripe suína em Rondônia foi de uma criança que teria vindo da Espanha. A possibilidade de gripe já foi descartada.

Curso de Capacitação
Nesta quinta-feira acontece o curso de capacitação e prevenção da gripe suína com coordenadores de saúde de todo o Estado realizado pela Sesau em parceria com a Agevisa. O evento acontece no auditório do Rondon Palace hotel. Entre as autoridades presentes no evento estavam o secretário de estado da saúde Milton Moreira, o diretor da Agevisa Gilberto Miotto e presidentes e diretores de órgãos públicos da saúde.
O curso de capacitação é uma das determinações do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. O objetivo do curso é explicar fatores técnicos da doença, como os sintomas e também técnicas de monitoramento. Segundo o secretário Milton Moreira, no dia 20 de maio, um novo curso será ministrado em Ji-Paraná. Desta vez o público alvo serão os médicos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions