Rondônia, segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 19 de Abril de 2016 - 16h02

Candidatos furtavam páginas da prova durante concurso do TRT, diz PF

Da Redacao


Pelo menos 18 pessoas envolvidas com uma organização criminosa que tentou fraudar o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região foram conduzidas coercitivamente até a Superintendência da Polícia Federal em Porto Velho para prestar esclarecimentos na manhã desta terça-feira (19). A ação faz parte da Operação DNA e segundo o delegado Marcus Vinícius Pioli Luz, responsável pelo caso, a fraude consistia em um grupo contratado para realizar as provas, furtar as páginas do caderno de questões e levar até o chefe da quadrilha que, com outro grupo, resolvia as questões e repassava aos candidatos por meio de vibrações de celular. Por enquanto, a PF diz não haver indícios de participação da banca organizadora o concurso.

As investigações começaram no dia da prova do concurso, quando a Polícia Federal recebeu uma denúncia anônima e prendeu três pessoas, entre elas o chefe do esquema criminoso, que permanece preso. “No dia prisão foram apreendidos diversos documentos que ligavam essa pessoa, e também a outras, ao concurso do TRT. Essa pessoa havia contratado outras para cada uma arrancar uma página do caderno de prova. Elas estavam fazendo o concurso e tinham a função de subtrair uma das páginas do caderno de prova e levar pra ele, logo na primeira hora de prova, e assim ele teria material suficiente para repassar. E havia um outro grupo para resolver as questões que eram repassadas por celular através de vibrações”, esclarece o delegado.

VEJA TAMBÉM:

As contratações, segundo o delegado, se davam por meio de promessas e não há informações sobre movimentação financeira. “O que ouvimos no dia do concurso com a prisão dos três e hoje, do que já colhemos é que essas pessoas eram contratadas com a promessa de, em um próximo concurso serem beneficiadas com o repasse dessas informações. Mas este cenário ainda pode mudar, pois estamos confrontando informações e colhendo provas”.

Ainda segundo o delegado, todas as pessoas conduzidas nesta terça possuem algum envolvimento com a associação criminosa. “Ainda estamos fazendo ligações entre essas pessoas que foram conduzidas aqui hoje. Elas talvez sejam as que tenham sido contratadas para arrancar a folha. Isso ainda supomos. São 18 pessoas e todas elas estão envolvidas, direta ou indiretamente, com esse concurso”, afirma.

Com relação a banca organizadora do concurso público, a Polícia Federal disse que “não há nada ainda que comprometa a banca organizadora e nem o concurso”, mas há uma linha de investigação que pode chegar ou descartar o envolvimento.

A operação

Na manhã desta terça-feira, 68 policiais federais cumpriram 18 mandados de condução coercitiva e nove mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal de Porto Velho. Entre os materiais apreendidos estão cadernos de provas de outros concursos públicos, aparelhos celulares e mídias em geral que serão analisadas. “Já temos informações que essa quadrilha atuou em outros concursos no estado, mas a investigação continua a partir de agora. Já concluímos a primeira parte, que restou no oferecimento da denúncia ao Ministério Público e estas pessoas envolvidas podem ser indiciadas por associação criminosa e se restar comprovada a participação podem responder ainda pelo artigo 311-A do Código Penal, no que se refere a fraudar concurso público”, garante Marcus Vinícius.

Candidatos

Apesar de todo o esquema organizado, a Polícia Federal não revela nomes, inclusive do chefe da organização criminosa que segue preso. As outras duas pessoas presas no dia da realização do concurso público estão em liberdade. Não há informações sobre aprovados em concursos e ainda não é possível dizer que a associação obteve êxito.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/candidatos-furtavam-paginas-da-prova-durante-concurso-do-trt-diz-pf)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions