Rondônia, terça-feira, 27 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 17 de Janeiro de 2017 - 12h59

Casa de Cultura Ivan Marrocos é revitalizada e expõe qualidade em artes visuais

por Vanessa Farias, do Rondoniagora


Casa de Cultura Ivan Marrocos é revitalizada e expõe qualidade em artes visuais Casa de Cultura Ivan Marrocos continua recebendo exposições (Foto: Vanessa Farias/Rondoniagora)

Como referência entre os maiores e mais reconhecidos artistas da capital rondoniense e da região, a Casa de Cultura Ivan Marrocos está sendo revitalizada e recebendo melhorias para atender às exposições e eventos de artes não só locais, mas de todo o país. Há quatro meses à frente do espaço, Margot Paiva tem tratado o local com carinho e olhar de quem tem conhecimento de causa.


Os cinco ambientes da Casa de Cultura Ivan Marrocos foram limpos e adequados para receberem as obras e, até o final deste mês, com o incentivo do governo estadual, a casa deve inaugurar a Biblioteca de Artes do Mundo. “Tinha uma acervo de livros de arquitetura, cultura, desenho, escultura, cinema, teatro guardados aqui há mais de dois anos, que pertence à biblioteca pública. Acontece que eles estavam se acabando dentro de caixas. Nós estamos com uma bibliotecária, catalogando tudo, um trabalho minucioso de limpeza e separação, e vamos expor isso aqui para pesquisadores e interessados nessas obras”

Além da limpeza do prédio, a galeria de artes visuais recebeu a colaboração de uma equipe da 17ª Brigada de Infantaria e Selva do Exército, que restaurou as paredes e o teto, com o serviço de pintura. “A previsão é que em fevereiro comecemos uma reforma elétrica, hidráulica, dos banheiros, tirando a infiltração e fazendo o jardim de contemplação na área externa, destinada a manifestações culturais de performance, música e teatral. O desejo do governador é ver isso aqui vibrando cultura e arte, como tem que ser”, conta.

A agenda para as exposições plásticas também está organizada novamente. Até o próximo dia 20, permanecem na galeria as obras dos artistas Abel Fernandes e Aldemir Martins, com telas produzidas até em 1980, e todas a venda. A partir daí entra a obra de Jair Pistolino, cineasta amador que vive em Porto Velho há mais de 20 anos, com a exposição de esculturas de materiais reciclados de ferro e motores de carro velhos.

“Em breve também teremos na programação a exposição O Fabuloso Mundo de Vitor, que é um menino autista aqui da capital, que tem um trabalho lindo e que deve ser divulgado como forma de incentivo aos pais e profissionais da área de saúde, psicólogos, enfim, todos que de alguma forma estão envolvidos com a questão e podem mostrar a capacidade das pessoas que convivem com a doença, mas utilizam a arte como fonte de produção”, concluiu Margot.

A nova diretora é formada em arquitetura e urbanismo com especialização em artes, no Brasil. Na França Margot cursou artes e grafismo publicitário tecnológico. Além disso, ela também é delegada de arquitetura e urbanismo representando Rondônia no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC).

Casa de Cultura Ivan Marrocos é revitalizada e expõe qualidade em artes visuais Margot Paiva tem tratado o local com carinho (Foto: Vanessa Farias/Rondoniagora)

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions