Rondônia, sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 07 de Maio de 2009 - 12h34

Comerciantes são autuados por irregularidade na medição de energia

Erica Bianco


Como parte de seu programa de redução das perdas comerciais de energia elétrica, que chegam a 33% em todo o estado, a Ceron está intensificando neste ano suas operações de fiscalização na região de Porto Velho, município responsável pelas maiores perdas da empresa, 47%.

Nas últimas ações ocorridas no mês de abril, a Ceron inspecionou diversos estabelecimentos comerciais e condomínios residenciais da Capital. Um frigorífico, um prédio comercial de seis andares com 48 salas, um prédio residencial com 28 apartamentos, uma vila residencial onde moram operários de uma construtora, todos estes imóveis apresentaram algum tipo de irregularidade, desde a ligação clandestina até a alteração no medidor de consumo, conhecida como “gato”.

Um condomínio residencial em bairro nobre de Porto Velho, com aproximadamente 130 lotes urbanos, também foi vistoriado pelos técnicos da Ceron, onde foi constatado que cerca de 30% dos imóveis estavam irregulares. O coordenador de perdas de energia elétrica, engenheiro Francisco Arruda, conta que neste caso a empresa teve dificuldades, pois os proprietários dos lotes não permitiram a entrada de sua equipe. “A Ceron precisou buscar uma liminar na Justiça, para então ser possível fazer o nosso trabalho”, disse Arruda.

Já o gerente da Unidade de Negócios Norte da empresa, Nicolau Cravo, relata que em outro caso uma equipe de fiscalização da Ceron foi ameaçada diversas vezes na tentativa de vistoriar uma indústria de polpas de fruta, na Capital. “São vários os casos em que o consumidor está furtando energia elétrica e age com violência quando a Ceron tenta fiscalizá-lo. Isso é um desrespeito com a empresa”, declara Nicolau.

O engenheiro Arruda informa que em todas as operações de fiscalização, ao ser encontrada qualquer irregularidade, o procedimento da empresa é registrar um boletim de ocorrência policial e solicitar a perícia do Instituto de Criminalística. O próximo passo é a abertura de um processo administrativo, o qual irá gerar uma notificação que será entregue ao consumidor infrator, inclusive com os cálculos do consumo devido.

Com a intensificação das operações de combate às perdas comerciais, a Ceron espera reduzir suas perdas de 33% para 23%. De acordo com Inácio Azevedo, assessor e procurador da Presidência da empresa, essa diferença de 10% irá alavancar a arrecadação da Ceron, e grande parte do valor será revertida em investimentos e benefícios para os consumidores de energia elétrica de Rondônia.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/comerciantes-sao-autuados-por-irregularidade-na-medicao-de-energia)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions