Rondônia, sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 26 de Agosto de 2008 - 11h35

Comitê de osteoporose lança site de orientação para combate à doença

Camila Menezes


O site é uma ação do Comitê de Doenças Osteometabólicas, da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), um espaço destinado a toda população que busca orientações para a prevenção da osteoporose.

O site da Campanha Nacional de Prevenção da Osteoporose e doenças Osteometabólicas já está disponível a toda população. A intenção deste site é que as pessoas atingidas pela doença ou pessoas que convivem com quem tem a doença possam ter um espaço de fácil acesso para orientação á respeito da osteoporose. A idéia do Comitê da SBOT é aumentar o número de ferramentas de informação sobre os meios de informação da doença. Estima-se que haja mais de 10 milhões de pessoas atingidas pela doença somente no Brasil.

A osteoporose é chamada de doença do século XXI. A classificação da doença surgiu em decorrência do aumento da taxa de idosos e da diminuição da taxa de mortalidade e também de fecundidade, a conseqüência é o surgimento de mais doenças da terceira idade. A osteoporose é a pior. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) em 2025 o número de idosos no Brasil será de 30 milhões ou cerca de 15% da população. É evidente que o país começa a mudar sua estrutura demográfica e com isso surgem novas preocupações em relação à saúde pública e as condições de vida.

Chamada também de doença silenciosa pela ausência de sintomas, a osteoporose atinge todo o esqueleto, enfraquecendo-o e deixando-o poroso como uma esponja. Geralmente, só é descoberta quando ocorre uma fratura, em alguns casos a doença pode estar em estágio bem avançado. O problema é que não há cura para a osteoporose, por isso o melhor remédio é a prevenção.

A osteoporose compromete a saúde de milhões de pessoas, além de trazer prejuízos econômicos e sociais. Estima-se que os gastos com internações hospitalares em decorrência de uma fratura são absurdamente altos. Segundo dados do Ministério da Saúde foram empregados R$ 51, 533 milhões em 32.481 internações por causa de quedas dos idosos, somente no ano de 2007.

Preocupado com as conseqüências da doenças, o Comitê de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas através da Campanha “Vida é movimento – previna-se contra a osteoporose” tem orientado a população. O objetivo é esclarecer que as pessoas podem se prevenir simplesmente com hábitos saudáveis de vida, além de exames específicos para a detecção da doença, levando em conta os fatores de risco.

O site WWW.previnaaosteoporose.com.br é um espaço de orientação e de esclarecimento da osteoporose. Nele a pessoa interessada no combate à doença pode tirar dúvidas com os médicos na parte do Fale conosco; encontrar maneiras de se prevenir em casa, onde ocorre o maior número de acidentes que levam a fraturas por osteoporose; buscar uma ajuda profissional em uma lista de mais de 300 médicos ortopedistas espalhados pelo Brasil; saber um pouco mais sobre a campanha e seus objetivos; além de poder acompanhar matérias jornalísticas que tem saído na imprensa sobre a doença, entre outras coisas que colaboram para o bem estar físico, busca pela independência e aumento da auto-estima, elementos que muitas vezes são tirados da vida pela osteoporose e suas conseqüências, mas que podem ser recuperados com o tratamento adequado.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions