Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 07 de Abril de 2009 - 16h06

Conselho Estadual de Alimentação Escolar tem novos membros

Veronilda Lima


Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (7), o Governo do Estado deu posse, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), aos membros do Conselho Estadual de Alimentação Escolar de Rondônia (Caero) para o quadriênio 2009/2013. Os membros do Caero foram nomeados pelo governador Ivo Cassol através do Decreto 14.160, de 25 de março de 2009.

Formado por 21 representantes do poder executivo estadual, sociedade civil organizada, pais de alunos e professores, o Conselho tem como missão acompanhar e assessorar as escolas na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com a aplicação dos recursos financeiros transferidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Ao presidir a sessão de posse, que reconduziu ao cargo para mais quatro anos o professor de matemática José Aldemir Saldanha, a secretária Marli Cahulla colocou-se à disposição dos conselheiros na importante tarefa de gerenciar os recursos da merenda escolar e lembrou que nas reuniões que tem feito com os gestores tem incentivado o cultivo de hortas nas escolas com vistas a reforçar e tornar mais saudável a alimentação distribuída aos alunos. A secretária também lamentou o fato de a merenda ser ainda o principal atrativo para muitas crianças freqüentarem a sala de aula, conforme indicam pesquisas nacionais.

Entre as prioridades da sua segunda gestão, o professor Saldanha destacou a capacitação dos gestores para o melhor gerenciamento da merenda, que a partir deste ano, passa a ser servida também aos alunos do ensino médio e da educação de jovens e adultos (EJA). Preocupado com o aumento dessa clientela, o governo já estuda a disponibilidade de vagas de merendeira no próximo concurso público da Seduc, destinado à contratação de professores e técnicos administrativos.

Além da gestão dos recursos o Caero orienta o cardápio, que deve ser elaborado somente por nutricionista habilitado, priorizando alimentos saudáveis e respeitando-se os hábitos de cada região.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions