Rondônia, terça-feira, 21 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 25 de Janeiro de 2008 - 13h28

Detran anuncia blitz educativa no carnaval

Assessoria


O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) inicia na próxima segunda-feira, sua campanha de educação de trânsito para o carnaval 2008. Serão feitas blitz educativas nos principais cruzamentos da cidade, com distribuição de panfletos e adesivos orientando os motoristas para os riscos e as penalidades de dirigir embriagado. “O carnaval é uma época do ano em que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta bastante. Por isso, o objetivo da campanha é alertar os motoristas para que procurem meios alternativos de transporte depois das festas, caso tenham bebido”, explica Túlio Rogério Lima, chefe da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran-RO.

O slogan da campanha deste ano é “Fique vivo. Se alguém te convidar para beber e dirigir: Pede pra sair!”. As blitz serão realizadas entre os dias 28 e 31 de janeiro, nos cruzamentos das avenidas Calama com Jorge Teixeira, Carlos Gomes com Brasília, Vieira Caúla com Rio Madeira, Sete de Setembro com Brasília, Jatuarana com BR-364 e Jorge Teixeira com Amazonas.

Túlio lembra aos foliões que a ingestão de bebida alcoólica é uma das principais causas de acidentes de trânsito, e que no período do carnaval o risco de acidentes cresce ainda mais. No carnaval de 2005 foram registrados 76 acidentes com vítimas em Porto Velho; em 2006 esse número cresceu para 113, e em 2007 chegou a 172.

Penalidades

Dirigir embriagado é crime, podendo acarretar detenção de seis meses a três anos. Caso o condutor se envolva em acidente com vítima fatal, a penalidade pode ser aumentada para até quatro anos. Além disso, também é considerada uma infração gravíssima, punida com multa no valor de R$ 957,70, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo.

De acordo com o código de trânsito, caso o condutor do veículo se recuse a fazer o teste do bafômetro, a infração poderá ser caracterizada mediante a obtenção de outras provas coletadas pelo agente de trânsito acerca dos notórios sinais de embriaguez, excitação ou torpor.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions