Rondônia, segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 26 de Fevereiro de 2009 - 16h15

DETRAN implanta sistema de captura on-line na capital

Assessoria


Está em funcionamento desde a última quinta-feira (19), pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RO), na CIRETRAN de Porto Velho, o sistema de captura on-line – que realiza a captura de imagens, sendo elas fotos, assinatura e digitais do usuário para armazenamento de dados para a confecção da carteira nacional de habilitação. O novo sistema atende legislação do CONTRAN e vai proporcionar maior agilidade e segurança para quem vai tirar a primeira habilitação ou renovar a CNH.

A implantação do sistema, neste primeiro momento, será apenas na capital Porto Velho. De acordo com o diretor de habilitação do DETRAN, Hassan Hijazi, o sistema está em fase de teste. “Este é o projeto piloto, que está em fase de experimentação. Após o período de testes, iremos gradativamente expandir o sistema para os demais municípios”, afirmou.

Para o diretor-geral do DETRAN, Joarez Jardim, o novo sistema vai facilitar o processo de impressão das CNH, já que não será mais necessário fazer a digitalização das fotos 3x4 e assinaturas. “Agora o usuário, que for pessoalmente a Ciretran solicitar abertura de processo para emissão de CNH não precisará mais fornecer fotos 3x4, porque o sistema faz a captura da imagem que vai para a CNH, o que agiliza o trabalho da gráfica que emite as habilitações”, explicou.
Ainda segundo o diretor-geral, os procedimentos para emissão de CNH serão alterados aos poucos, sem acréscimo de taxa ao usuário e contribuirá para implantação de outros sistemas. “Por meio desse sistema, poderemos implantar futuramente os sistema CFCweb e Clinicaweb, que interligará o DETRAN as auto-escolas e clínicas médicas, respectivamente”, ressaltou.

De acordo com Jardim, com esses dois sistemas, a auto-escola enviará o certificado do curso prático e teórico ao DETRAN, bem como a freqüência dos alunos via online e as clínicas, os resultados dos exames médicos e psicotécnicos, facilitando os trabalhos. “A modernização dos serviços prestados pelo DETRAN é uma determinação do Governador Ivo Cassol, por isso estamos trabalhando para melhorar o atendimento”, frisou Jardim.

Para Santos Dias, servidor estadual aposentado, que já experimentou o novo sistema, a novidade consiste em uma revolução no aprimoramento do atendimento oferecido pelo DETRAN. “O Governo está se preocupando com o perfeito atendimento ao usuário e eu só tenho que parabenizar a atual gestão”, opina.

O banco de dados com as informações de cada usuário formado pelo DETRAN-RO ficará sob a responsabilidade do DENATRAN, que por intermédio de convênio, poderá disponibilizar as informações a Policia Federal, conforme informou o diretor de habilitação Hassan Hijazi. Os sistemas de captura on-line, CFCweb e Clinicaweb estão previstos para serem implantados gradativamente em todas as CIRETRANS do interior estado no menor prazo possível.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions