Rondoniagora.com

Rondônia, 26 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Em protesto, garimpeiros bloqueiam Avenida Farqhuar em Porto Velho

Quinta-feira, 29 Setembro de 2016 - 08:35 | Da redação


Em protesto, garimpeiros bloqueiam Avenida Farqhuar em Porto Velho
Dezenas de garimpeiros bloquearam o cruzamento das avenidas Migrantes e Farqhuar no Bairro Balsa, na manhã desta quinta-feira (29), em Porto Velho. Já foi registrado um pequeno conflito com a Polícia Militar, que solicitou reforço policial. Trânsito parado no local.

Os garimpeiros reivindicam a liberação dos trabalhos de garimpagem no Rio Madeira, pois há vários dias estão sofrendo pressão por parte do governo para eles pararem as atividades

A área de preservação onde a extração de minérios é proibida tem extensão de aproximadamente 10 quilômetros e se estende de torno das usinas hidrelétricas até a curva do Belmont. Após esse trecho, o garimpo é permitido. Recentemente, a Assembleia Legislativa autorizou a garimpagem no local, mas depois revogou o Projeto de Lei vedando qualquer atividade garimpeira no Rio Madeira. Oficialmente, o autor da medida, Jesuíno Boabaid (PMN) diz que foi traído pelas lideranças dos garimpeiros porque havia um acordo para que eles ficassem a cerca de 500 metros da ponte. O que aconteceu foi o contrário.

Pela proposta anterior, a Casa autorizou a garimpagem, o que é proibido por decreto presidencial e leis estaduais. Além das pressões de órgãos ambientais e da comunidade, tanto o Ministério Público Federal como o estadual alertaram a Assembleia Legislativa e o Governo para que revissem essas autorizações.

De acordo com a Marinha, os garimpeiros e donos de dragas foram notificados a deixar a APA, mas os trabalhos de fiscalização seguem de forma intensa, tendo em vista que eles sempre voltam para o local. Somente neste ano, mais de 40 ações já foram realizadas, conduzindo mais de 200 dragas rio abaixo.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News