Rondoniagora.com

Rondônia, 26 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Sedam vai procurar MP e MPF para dar resposta aos garimpeiros

Quinta-feira, 29 Setembro de 2016 - 18:34 | Da redação


Sedam vai procurar MP e MPF para dar resposta aos garimpeiros
Os garimpeiros que protestaram durante todo o dia nesta quinta-feira (29), bloqueando o trânsito no cruzamento das Avenidas Farqhuar e Imigrantes (Rodovia 319), reivindicando pela liberação da exploração de ouro no Rio Madeira, em Porto Velho, ainda aguardam resposta do Governo do Estado.

No final da tarde, os manifestantes desobstruíram as vias públicas sob pressão da tropa de choque da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a liberação pacífica do tráfego, que estava parado desde as primeiras horas da manhã. Após horas de reunião com o secretário estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Vilson de Salles Machado, o impasse não foi solucionado por definitivo.

Segundo João Azevedo, representante do movimento, o secretário se comprometeu em buscar uma solução para o caso junto aos Ministérios Públicos do Estado e Federal. “Amanhã ele disse que vai nos dar uma resposta, e cedo estaremos lá na Sedam para saber se eles tem alguma proposta que seja satisfatória para os garimpeiros.

O garimpeiro Sérgio Ferreira, diz que sempre viveu da garimpagem, o único ofício que aprendeu. “Não sei nem fazer outra coisa, a minha vida inteira foi assim. Sempre trabalhei no garimpo, tanto em Rondônia quanto no Amazonas. Eu só quero poder trabalhar, que destinem uma área para o nosso trabalho”.

O clima tenso no cruzamento das avenidas interditadas pelos manifestantes durou até 17h30, quando a tropa da Companhia de Operações Especiais (COE) se retirou do local, dada a forma pacífica com que os protestantes acabaram dispersando, não sendo necessário o conflito para a liberação das vias. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News