Rondônia, quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 09 de Setembro de 2008 - 15h11

Embratel vai levar Internet a 102 pontos de Rondônia via satélite

Assessoria


A Embratel vai fornecer acesso à Internet banda larga, sem fio, a 102 pontos de 26 municípios do Estado de Rondônia (confira relação completa no final do texto). O consórcio liderado pela empresa venceu licitação do Gesac, programa de inclusão digital do Governo Federal, que contempla prioritariamente regiões em que as redes de telecomunicações não oferecem acesso local. Em todo o Brasil, serão 12 mil pontos de acesso à Internet banda larga em 4.214 cidades. Desse total, 2.474 pontos estão localizados no Norte do País, totalizando 391 municípios na Região.

“A Embratel está comprometida com investimentos em Rondônia, através da constante ampliação de sua infra-estrutura de telecomunicações. Por isso, estamos muito felizes em contribuir com o avanço do Gesac no Estado”, afirma Maria Teresa Azevedo Lima, diretora executiva da Embratel.

Segundo Maria Teresa, a Embratel irá contribuir para a inclusão digital em toda a Região Norte, promovendo a educação de milhares de estudantes da rede pública, além do acesso à informação nas regiões mais remotas, como nas ilhas fluviais e aldeias indígenas.

O projeto inclui o fornecimento de acessos com velocidades que variam de 256 Kbps a 8 Mbps, permitindo aplicações diversas como VoIP (voz sobre IP) para 25% dos endereços contemplados no contrato e a criação de redes sem fio que suportam, inclusive, transmissões de vídeo, possibilitando a realização de áudio e videoconferências. A operadora garantirá, ainda, o gerenciamento completo da solução e ferramentas de segurança de acesso à Internet.

Com transmissão via satélite, a Embratel conseguirá chegar às localidades mais distantes do País, como aldeias indígenas nos estados de Roraima, Rondônia, Pará, Acre e Amazonas, arquipélago de São Pedro e São Paulo – o ponto mais distante do território nacional, localizado a mil quilômetros da cidade de Natal – além da base do Brasil na Antártida. Do total de 12 mil pontos, aproximadamente dois terços são escolas da rede pública e, um terço, Telecentros.

“Os pontos de presença são locais abertos ao público, compostos por computadores, impressoras e acesso à Internet de uso totalmente gratuito. A idéia é que o serviço seja prestado com alta disponibilidade para a comunidade, mesmo nas localidades mais remotas”, afirma a diretora executiva da Embratel.

Todos os locais de acesso à Internet contarão com um administrador indicado pelo Ministério das Comunicações, além de suporte técnico disponibilizado pela Embratel por meio de linhas 0800. Essas centrais são sistemas avançados de gerência de performance da rede, com monitoramento online. O Ministério das Comunicações criará uma equipe de fiscalização para acompanhamento da qualidade da prestação do serviço.

Confira os números do Gesac em Rondônia:

Total de pontos: 102

Quantidade de pontos por município (em ordem alfabética)

Município n° de pontos
Ariquemes 1
Cabixi 1
Cacaulândia 1
Cacoal 2
Campo Novo de Rondônia 6
Colorado do Oeste 2
Costa Marques 4
Cujubim 2
Governador Jorge Teixeira 7
Guajará-Mirim 2
Jaru 12
Ji-Paraná 8
Machadinho D'Oeste 6
Ministro Andreazza 1
MIRANTE DA SERRA 3
Nova Brasilândia D'Oeste 10
Nova Mamoré 1
Nova União 5
Ouro Preto do Oeste 6
Porto Velho 5
Presidente Médici 9
São Francisco do Guaporé 3
São Miguel do Guaporé 1
Seringueiras 1
Teixeiropolis 2
Theobroma 1

Sobre o Gesac

O Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão) foi criado pela Portaria número 256, de 13/03/2002, para universalizar o uso da Internet no Brasil e disseminar meios que permitam a universalização do acesso às informações e serviços do Governo Federal por meio eletrônico. No Programa Gesac são beneficiadas prioritariamente as comunidades que apresentam baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e que estão localizadas em regiões onde as redes de telecomunicações tradicionais não oferecem acesso local à internet em banda larga.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações, somente 8% da população brasileira têm acesso à internet. Desse total, apenas 9,3% pertencem às classes C, D e E.

Sobre a Embratel

A Embratel é uma das principais operadoras de telecomunicações do País. Oferece soluções completas de telecomunicações a todo mercado brasileiro, incluindo serviços de telefonia local, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo e Internet, além de assegurar atendimento em qualquer ponto do território nacional através de soluções via satélites. A Embratel faz parte da história dos brasileiros há 43 anos e, desde então, tem desempenhado papel fundamental na modernização do País. Em 2007, a companhia faturou R$ 8,6 bilhões e investiu R$ 1,2 bilhão no Brasil. Para mais informações, acesse: www.embratel.com.br


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions