Rondônia, 22 de maio de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Esperança de cura do câncer na Fosfoetanolamina – por Luiz Paulo

Quarta-feira, 21 Outubro de 2015 - 17:35 | RONDONIAGORA


Esperança de cura do câncer na Fosfoetanolamina – por Luiz Paulo

Nos últimos dias, muito se ouviu falar sobre a fosfoetanolamina sintética, substância experimental desenvolvida pelo professor aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, da Universidade de São Paulo (USP), após vinte anos de estudo. A droga, já utilizada por inúmeras pessoas, tem acumulado resultados satisfatórios no combate ao câncer, mas por não possuir registro junto à Anvisa não está sendo comercializada.



O assunto veio à tona, por meio da mídia nacional, após o senador Ivo Cassol (PP-RO) utilizar a tribuna do Senado Federal para pedir a liberação da substância, que, atualmente, só pode ser adquirida por determinação judicial. Até então, apenas alguns Estados, mais especificamente localizados nas Regiões Sul e Sudeste, tinham conhecimento do medicamento. Em Rondônia o assunto sequer era comentado.

POIS BEM

De acordo com o professor Gilberto Orivaldo Chierice, a  fosfoetanolamina sintética surgiu da combinação de uma substância muito comum, utilizada em xampus de cabelo chamada monoetanolamina; e o ácido fosfórico, que é um conservante de alimentos. A junção dessas substâncias gera a fosfoetanolamina, que é um marcador de células diferenciadas, que são as consideradas células cancerosas.

ELA AGE

Segundo o professor, diretamente na célula cancerígena. Funciona assim: a substância passa do trato digestivo para o sistema sanguíneo, vai até o fígado e forma uma reação junto com o ácido graxo. O que é esse ácido graxo? É a substância que vai alimentar o tumor. É a energia do tumor. E ela entra junto com essa substância dentro da célula. Quando entra, essa célula está relativamente parada, ou seja, a organela principal dela, chamada mitocôndria, está parada. Ela obriga a mitocôndria a trabalhar e, quando ela obriga, se denuncia para o sistema imunológico e a célula é liquidada, é a chamada apoptose.

A SUBSTÂNCIA

Não opera milagres, tampouco é cem por cento eficaz, isso o próprio professor Gilberto esclarece, pois os sistemas imunológicos são diferentes. Porém, inúmeros relatos disponíveis nas redes sociais (facebook e youtube) trazem resultados positivos, inclusive com cura, após o uso da fosfoetanolamina.

RECENTEMENTE

Uma emissora de televisão produziu uma matéria desmitificando qualquer benefício com o uso da fosfoetanolamina sintética. De acordo com o médico, não existe cura para o câncer e que qualquer medicamento que venha ser utilizado não passa de farsa.

INTERESSANTE

É que a tal emissora sequer ouviu pacientes que fizeram uso da droga, enquanto que uma outra emissora, concorrente, abordou com clareza o assunto e abriu espaço para que as vítimas dessa doença devastadora pudessem relatar seus resultados após o uso da fosfoetanolamina.

HOJE

O único meio para obter as cápsulas da fosfoetanolamina sintética é judicialmente. Para tanto, o interessado deve procurar um advogado ou defensoria pública para requerer junto ao Poder Judiciário Paulista. Isso porque, infelizmente, a droga não é vendida e tampouco distribuída gratuitamente.

O autor é Jornalista / Bacharel em Direito e Servidor do Poder Judiciário de Rondônia
Contato:  lp.rondonia@gmail.com
Com informações obtidas do site G1 Araraquara

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também