Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Estado inicia vacinação contra febre aftosa nesta quarta

Terça-feira, 14 Outubro de 2008 - 18:22 | Decom


“Não vacile, vacine”. Com este slogan começa oficialmente nesta quarta-feira a 25° campanha vacinação contra a febre aftosa em todo o estado de Rondônia. Os criadores de gado vão ter até o dia 15 de novembro - 30 dias após o início da vacinação - para imunizar todo o rebanho. A cerimônia de lançamento aconteceu no último sábado, em Buritis.
O presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia - Idaron, Augustinho Pastore afirma que essa campanha pode atingir 100% do rebanho rondoniense, o que representa quase 11 milhões de cabeças de gado.
“Tenho certeza que os nossos 80 mil pecuaristas vão nos ajudar a fazer de Rondônia o segundo estado brasileiro a ficar livre da febre aftosa sem vacinação. Já são quase 10 anos que não se tem nenhuma notificação da doença no Estado”, afirmou.
A garantia de 100% da vacinação da febre aftosa se deve a estrutura que o governo coloca a disposição dos produtores. Os 52 municípios de Rondônia possuem 75 escritórios da Agência de Defesa e 14 postos de fiscalização fixos, fora os postos itinerantes que vão até propriedades rurais fiscalizar e dar o apoio necessário para os criadores. “Vamos até mesmo atravessar a fronteira do Brasil com a Bolívia para vacinar o gado que ficar próximo ao estado, estamos equipados com carros, barcos e avião”, ressalta o presidente Augustinho. A campanha se encerra no dia 15 de novembro.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também