Geral
Este ano, 321 pessoas foram presas por embriaguez ao volante
Quarta-feira, 05 Novembro de 2014 - 11:23 | RONDONIAGORA

Segundo Major Lisboa, o número de teste etilômetro aumenta a cada ano. Enquanto que em 2013 foram efetuados 8451, este ano mais precisamente até o mês de outubro foram 10.143 durante operações da Lei Seca. Pessoas que consomem bebidas alcoólicas e saem às ruas em seus veículos passam a ser potenciais causadoras de acidentes, como o que vitimou recentemente uma acadêmica. Infelizmente muitos condutores ainda se arriscam dessa forma, ressalta o comandante.
De acordo com balanço apresentado pelo Major Lisboa, nas operações da Lei Seca deste ano foram efetuadas 321 prisões por embriaguez ao volante, ou seja, 147 a mais do que registrado no mesmo período do ano passado, com 174.
O comandante ressalta que no trânsito os inimigos são os próprios condutores, principalmente quando há a mistura de direção e álcool. É preciso um trabalho em conjunto com a sociedade que também precisa comprar essa briga para que mais vidas não sejam ceifadas. São várias as promoções feitas em estabelecimentos comerciais para aumentar o consumo de bebidas alcoólicas e não há um incentivo para que grupos de amigos escolham uma pessoa devidamente habilitadas para ser o motorista da rodada, ou seja, a que não irá consumir bebida alcoólica e será a responsável para levar os demais com segurança, destaca o Major Lisboa.
A fiscalização será redobrada devido a chegadas das festas de fim de ano, onde o consumo de bebida alcoólica costuma aumentar nesta época do ano.
A imprudência, desrespeito à sinalização e embriaguez ao volante sempre foram tratados como Calcanhar de Aquiles do trânsito de Porto Velho. Segundo explica o Major Lisboa, a partir das implantações de ações rigorosas houve diminuição nos abusos, mas ainda é preciso maior conscientização por parte de cada motorista.