Rondoniagora.com

Rondônia, 04 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

FPM cai 30% e municípios terão dificuldades para pagar servidores

Segunda-feira, 23 Março de 2009 - 15:33 | RONDONIAGORA.COM


FPM cai 30% e municípios terão dificuldades para pagar servidores
Seguindo a tendência dos estados, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) deve cair 30%, segundo projeções da Secretaria do Tesouro Nacional. Prefeituras do porte de Ji-Paraná não serão abaladas tanto quanto os pequenos municípios, que dependem 90% desses recursos para manter a folha dos servidores em dia e o pagamento dos fornecedores. “Ji-Paraná não será afetado tanto assim porque nós temos arrecadação do IPTU, ISS e taxas”, explicou o prefeito José Bianco (DEM). Mas ele alerta que as prefeituras pequenas sofrerão grandes prejuízos com o corte do FPM. Bianco já foi presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM).
A edição desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo traz informações de que 80% dos municípios do Brasil tem o quadro de crise aprofundado com a queda do Fundo de Participação dos Municípios. Segundo o jornal paulista, a segunda parcela de março do FPM, repassada pelo governo federal na sexta-feira, ficou 14,4% abaixo da previsão do Tesouro.
No Norte e no Nordeste, há cidades que não receberam nenhum centavo. A capital mais problemática é Fortaleza. No norte de Minas, algumas prefeituras cortaram 50% do expediente. No dia 7, a Confederação dos Municípios vai a Brasília para uma reunião com o ministro José Múcio.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News