Rondônia, segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 31 de Março de 2009 - 09h32

Governo comemora 10 anos sem focos de aftosa e lança nova campanha

Idaron


O Governo de Rondônia comemora neste sábado 10 anos sem foco de febre aftosa e lança nova campanha nas instalações do parque de exposições de Ji-Paraná. A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) inicia a 26ª etapa de vacinação para garantir as normas sanitárias no gado rondoniense.

Foram convidados para a festa o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Inácio Afonso; o diretor do Departamento de Saúde Animal do MAPA, Jamil Gomes, além do governador do estado Ivo Cassol, deputados estaduais e federais, senadores, pecuaristas, além dos ex-presidentes da Agência de Sanidade Animal e Vegetal de Rondônia e convidados. Na programação do evento, está prevista uma palestra do médico veterinário Fernando Soares (MAPA/RO), um dos aliados na batalha da certificação de Rondônia como área livre da Aftosa com vacinação.

Para o presidente da Idaron, Augustinho Pastore, sem o apoio dos produtores, o estado não teria vencido a luta contra esta doença silenciosa e que pode prejudicar o agronegócio local. “Foram 10 anos de luta contra esse mal que é difícil de combater. Mas, com muito esforço e o apoio dos produtores, conseguimos afastar a Febre Aftosa do nosso território. Agora, é manter essa enfermidade longe do rebanho rondoniense. Foi muito difícil para erradicar a Aftosa. Contudo, para ela voltar, basta um descuido”.

Pastore também destacou os resultados com esta vigilância contra a Febre Aftosa. “Hoje, nós produzimos mais de 500 mil toneladas de carne por ano e exportamos esta carga para 23 países. Além disso, são 741 milhões de litros de leite, a cada 12 meses, que geram emprego e renda para nossa gente. Esses números representam cerca de 40% de tudo do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Então, devemos continuar com estas atividades de prevenção contra a Febre Aftosa. Uma delas é a vacinação do gado boliviano, já que o país vizinho tem uma fronteira de 1.444 quilômetros com Rondônia. Agora, o próximo passo é certificar o estado como área livre de Aftosa sem vacinação, a exemplo de Santa Catarina, único estado do país com este título”.

Volta ao passado

O último foco de Febre Aftosa foi registrado no município de Pimenteiras do Oeste (a cerca de 800 quilômetros de Porto Velho), no mês de março de 1999. De lá para cá, não foi encontrado nenhum caso da doença nas propriedades rondonienses.

26ª Etapa de Vacinação

A 26ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa vai do dia 15 de abril a 15 de maio e os pecuaristas têm até o dia 22 para procurar um dos 75 escritórios da Idaron ou algum dos 14 postos fixos de fiscalização espalhados por todo o estado.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/governo-comemora-10-anos-sem-focos-de-aftosa-e-lanca-nova-campanha)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions