Geral
Governo de Rondônia amplia ações de prevenção e combate às queimadas durante o período de estiagem
Quinta-feira, 10 Julho de 2025 - 14:57 | da Secom/RO

Com a chegada do período de estiagem na região amazônica, é comum o aumento dos índices de queimadas, causadas tanto por eventos naturais – como o tempo seco – quanto pela ação humana. Diante disso, o governo de Rondônia tem intensificado as ações de combate aos incêndios, com foco especial na conscientização de moradores de áreas com maior incidência de focos de calor.
O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) tem realizado várias ações de combate ao fogo. Um exemplo é a “Operação Verde Rondônia 2025”, que teve o desenvolvimento da primeira fase entre 2 de maio e 2 de junho.
Essa etapa teve foco a conscientização e prevenção, com visitas a associações e cooperativas, onde foram realizadas palestras educativas sobre o meio ambiente, voltadas a produtores rurais e moradores às margens das rodovias.
Desde o início da operação, já foram realizadas 16.997 ações preventivas, alcançando um público de 76.407 pessoas por meio de palestras educativas. Além disso, foram executadas 308 ações de combate direto ao fogo, com inspeção em 172 áreas e o resgate de 38 animais silvestres.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o compromisso da gestão com a preservação ambiental. “O trabalho de prevenção é fundamental. Nesse sentido, o governo tem atuado, além da fiscalização e combate direto aos incêndios, em ações de conscientização com a população, de forma a preservar a nossa fauna e flora.”
O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nivaldo Ferreira, também reforçou a importância da atuação preventiva. “Nosso trabalho vai além do combate aos incêndios. Investimos na prevenção como forma de salvar vidas. Atualmente, contamos com cerca de 206 militares entre bombeiros e policiais militares, distribuídos em 17 quartéis e 15 bases de suporte em todo o estado”, destacou.
A “Operação Verde Rondônia” continua em sua segunda fase desde o dia 3 de junho, com foco no combate direto aos focos de incêndio.