Rondônia, segunda-feira, 28 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 06 de Dezembro de 2016 - 08h58

Mais de 60 pacientes participam de triagem da Operação Sorriso

Depois da triagem, os pacientes devem ser selecionadas para as cirurgias que devem acontecer de quarta-feira a sábado.
da Redação


Mais de 60 pacientes participam de triagem da Operação SorrisoOperação Sorriso começou na segunda-feira (Foto: Wania Evangelista/Hospital Santa Marcelina)

Até o meio da tarde de segunda-feira, mais de 110 pessoas já haviam passado pela triagem do mutirão realizado pela ONG Operação Sorriso, no Hospital Santa Marcelina, em Porto Velho, para atender pacientes com lábio leporino e fenda palatina de todo o estado. As cirurgias são gratuitas e este é o terceiro ano que a Operação Sorriso vem a Rondônia. 


Segundo a coordenadora de comunicação da ONG, Ana Leme, depois da triagem realizada no primeiro dia de mutirão, de 60 a 65 pessoas devem ser selecionadas para as cirurgias que devem acontecer de quarta-feira a sábado (até o meio-dia), sendo divulgada nesta terça-feira a lista de pacientes contemplados, que serão também informados por telefone.

Nas consultas de triagem, os pacientes passam por nove especialistas que definem o grau de necessidade do atendimento, mas o mutirão conta com 60 profissionais voluntários de diversas especializações da área da saúde formando a equipe da Operação Sorriso.

Também no primeiro dia, acontecem as consultas de retorno pós-cirúrgico dos pacientes que passaram pelo procedimento em 2015. “Temos um especialista aqui que atende os retornos de uma semana, seis meses ou qualquer eventualidade durante este período de um ano após a cirurgia. Agora eles voltam com a equipe da operação, que vai definir se ainda terão que passar novamente por algum procedimento ou se terão alta”, explica Ana Leme.

Este foi o caso da moradora de Vilhena, Graciele Gonçalves, que os dois filhos com fenda palatina foram selecionados e passaram por cirurgia no último ano. A menina Beatriz, de 6 anos, apresenta boa recuperação, apesar de ainda passar por acompanhamento com fonoaudiólogo, mas o pequeno Pablo, de 2 anos, terá que ser operado novamente.

“Abriu uma parte do palato novamente e ele vai ter fazer de nova a cirurgia. Mas o atendimento aqui é ótimo, uma oportunidade para quem não pode ir para outro estado tratar o problema”, declarou a mãe das duas crianças.

Novidade

Este ano, em parceria com o Centro de tecnologia R-Crio de Campinas (SP), uma novidade: o armazenamento de células-tronco de pelo menos cinco crianças, o que pode ser um benefício para futuros tratamentos de saúde. Após a extração, os dentinhos serão encaminhados para o laboratório da R-Crio, em Campinas (SP), onde serão processados e as células-tronco extraídas da polpa dos dentes.

Com potencial de auxiliar na regeneração de diversos tecidos humanos, como pele, osso, músculo, cartilagem, entre outros, a projeção é que essas crianças possam se beneficiar de uma nova técnica, assim que aprovada, que utiliza as células-tronco para corrigir a fenda palatina.

“Para dizer ao certo quantas crianças serão beneficiadas, precisaremos fechar o mapa cirúrgico com a lista de pacientes e horários limites para cada dia. A dentista que dará o trabalho chega na quarta-feira e aí isso ficará definido”, finalizou a coordenadora de comunicação. A criopreservação de células de crianças atendidas pela Operação Sorriso - que consiste em congelar as células-tronco a 196 graus negativos, em tanque de nitrogênio - teve início durante o Programa Nacional de Mossoró, no Rio Grande do Norte e também foi realizada durante a missão da ONG em Santarém, no Pará.

Mais de 60 pacientes participam de triagem da Operação SorrisoPacientes com lábio leporino e fenda palatina são foco do ação (Foto: Wania Evangelista/Hospital Santa Marcelina)

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions