Rondônia, 04 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Mais de duas mil pessoas já se cadastraram no novo sistema de transporte público

Quinta-feira, 07 Janeiro de 2016 - 16:26 | RONDONIAGORA


Mais de duas mil pessoas já se cadastraram no novo sistema de transporte público
Em coletiva com a imprensa portovelhense no início da tarde desta quinta-feira, o secretário em exercício, Carlos Guimarães, da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), reafirmou que o novo consórcio Sistema Integrado de Transporte (SIM) deverá começar a atender no próximo domingo aos usuários do transporte coletivo da capital.



Os itinerários serão mantidos nas 52 linhas existentes na cidade, e conforme forem necessárias mudanças, elas serão comunicadas com antecedência à população. Atualmente, apenas 50 ônibus das antigas empresas ainda estão circulando, e o novo consórcio deve começar a operar com 110 veículos rodando, com ônibus convencionais e microônibus, todos equipados com catracas e leitores eletrônicos para os cartões de passagens.

Os demais carros, como os executivos, que terão valor diferenciado de passagem de cerca de R$ 4,50, e o articulado, com linha de circulação específica na área central da cidade, deverão começar a operar durante o decorrer da semana.

No cadastramento, que está sendo realizado em uma sala de atendimento no segundo piso do Porto Velho Shopping, já foram registradas 2.803 pessoas físicas e 216 empresas, sendo estas últimas as responsáveis por maior parte do faturamento do sistema. “As empresas descontam em folha apenas 7% do valor total de passagens utilizadas pelos funcionários e pagam o restante”, explicou.

O transporte público de Porto Velho registra diariamente a média de 105 mil passagens pagas. Estudantes serão cadastrados na segunda quinzena deste mês, e os idosos e pessoas com deficiência ficarão para o final de fevereiro, já que apenas com o documento de identidade ou carteirinha de deficientes poderão utilizar o transporte livremente, conforme garante a legislação.

A novidade é que, nos próximos dias, os usuários que utilizam a parada de ônibus da Rua Rogério Weber, na lateral da Praça Marechal Rondon, terão o conforto de esperar o coletivo desejado em uma cabine toda fechada em vidro temperado e climatização. Para a segurança e manutenção da central de ar-condicionado, Guimarães apela para a população.

“Nós contamos com a colaboração da população para que o local seja mantido. Que denunciem caso vejam algum tipo de vandalismo ou até mesmo furto. E isso vale para todo o patrimônio público. Os agentes de Trânsito do plantão farão o trabalho de ligar a central de ar logo cedo e desligar no último horário de circulação dos ônibus”, declarou o secretário.

Contratação

Quanto aos 70 funcionários que estavam ativos nas antigas empresas, que foram selecionados e passaram por exames para serem contratados pelo SIM, mas foram considerados inaptos para o serviço, Carlos Guimarães ponderou que o caso deve ser informado pelo sindicato representante da classe (Sitetuperon) ao Ministério Público do Trabalho. “Houve um acordo entre o novo consórcio e o sindicato, perante o MPT, para a absorção completa de toda a mão de obra ativa no antigo sistema, e nós esperamos que eles cumpram com esse acordo”.

Nesta quarta-feira, o presidente do Sitetuperon, Edilson Pereira, afirmou que o problema já seria levado ao MPT para que nenhum trabalhador fosse prejudicado ou ficasse de fora da contratação pelo novo Sistema Integrado de Transporte (SIM).
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também