Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Marinha vai intensificar fiscalização no Rio Madeira durante o período de cheia

Quinta-feira, 13 Dezembro de 2018 - 14:30 | da Redação


Marinha vai intensificar fiscalização no Rio Madeira durante o período de cheia

A Marinha do Brasil de Porto Velho vai intensificar a fiscalização do tráfego aquaviário no Rio Madeira durante o período de cheia para garantir a segurança e coibir incidentes ou acidentes que envolvam grandes embarcações e barcos pequenos. Em 2017, ao menos 381 pessoas foram autuadas por estarem navegando de forma irregular. Neste ano, o número já subiu para 623.

O delegado da Marinha, Alexandre Nascimento Santos, enfatiza que a delegacia conta com uma equipe que fica à disposição diariamente tanto para fazer as inspeções navais ou para prestar socorro se houver necessidade. “Nós temos uma embarcação para dar apoio tanto para a população quanto para o Estado se houver a necessidade. Também estamos à disposição da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para prestar todo apoio caso seja solicitado nesse período de cheia”, enfatizou o delegado.

Durante a época de cheia, a preocupação é com as ilhas de troncos que se formam no meio do rio. “Esses troncos no rio podem atingir as embarcações menores ou até mesmo as maiores, principalmente no período da noite, quando a visibilidade fica menor. Nós pedimos que os condutores de embarcações grande e pequenas tomem mais cuidado e tenham atenção redobrada para evitar incidentes ou acidentes com os troncos de madeiras que podem aparecer no rio”, pediu Alexandre.

Colete salva vidas
Durante as fiscalizações de rotina, as equipes da Marinha verificam os itens de segurança das embarcações e, em caso de irregularidades, a multa é aplicada. “A gente sempre demonstra a necessidade do uso do colete salva vidas e ensina como se usa um colete para garantir que essa cultura se estabeleça. Nas embarcações grandes passamos um vídeo mostrando a necessidade e como funciona a colocação do colete porque quanto mais informações mais segurança as pessoas terão”, disse Alexandre.

Por outro lado, a maior preocupação da Marinha do Brasil segundo o delegado, é com as embarcações pequenas já que alguns insistem em navegar no rio sem o colete salva vida. “Nossas equipes fazem as inspeções durante o dia e noite e flagramos as pessoas andando sem colete, colocando em risco a própria vida. Quando constatadas essas irregularidades, nós notificamos, multamos o proprietário e impedimos que ele prossiga a navegação. Se ele desobedecer, a multa é dobrada em caso de flagrante”, afirmou.

Os tripulantes que pulam nas águas quando a embarcação encosta às margens do rio para solucionar algum problema também devem usar o colete. “Não é recomendado que os tripulantes pulem no rio, mas se for fazer isso que pelo menos usem o colete salva vidas para se proteger”, alertou Alexandre.

A Marinha do Brasil recomenda aos tripulantes que se certifiquem se as embarcações possuem coletes salva vida antes de seguir viagem e caso seja constatado irregularidades, o tripulante pode denunciar ligando no 3224-6141.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também