Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Madeira sobe mais e Prefeitura da Capital já estuda decretar estado de alerta

Segunda-feira, 31 Dezembro de 2018 - 11:03 | da Redação


Madeira sobe mais e Prefeitura da Capital já estuda decretar estado de alerta
Famílias estão sendo orientadas a saírem de casa em áreas de risco (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Com a possibilidade do nível do Rio Madeira chegar a 15 metros nas próximas horas, as equipes da Defesa Civil Municipal estão visitando e alertando cerca de 280 famílias que residem em áreas de risco nos bairros Balsa, Nacional, Beco do Gravatal, Beco da Rede, Beco do Birro, Candelária e Panair. Durante a manhã desta segunda-feira (31), o rio registrou a cota de 14,72 metros. O prefeito Hildon Chaves deve assinar o decreto de estado de alerta na próxima quarta-feira (2).

Para o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Santos, o trabalho de mapeamento preventivo é importante para a proteção das famílias que residem em áreas de risco, devido a velocidade atípica com que o rio está subindo. “Por isso nossas equipes estão nos bairros alertando que o rio pode ultrapassar os 15 metros. Todos os moradores serão alertados para que fiquem cientes que o rio pode subir a qualquer momento”, disse Marcelo.

O coordenador esclarece que é incomum o nível do Rio Madeira chegar a 14 metros no mês de dezembro, pois esta cota é normalmente esperada para o mês de fevereiro. “Mas atipicamente este ano se antecipou e está nos preocupando, fazendo com que nosso trabalho de monitoramento redobre ainda mais. Todo o empenho da Defesa Civil é para preservar vidas”, informou.

Risco de desbarrancamento
No período de chuva, os trabalhos para identificar os locais com riscos de desbarrancamento também são realizados pela equipe da Defesa Civil que, após constatados os riscos, os locais são sinalizados com faixas e placas de alerta para orientar os moradores.

Sala de situação
Para dar uma resposta rápida e não deixar a população desamparada em caso de necessidade, a Defesa Civil irá criar, nos próximos dias, a Sala de Situação, que é uma estrutura organizacional composta por várias secretarias, que se reúnem constantemente para que respostas rápidas sejam dadas em casos de uma enchente. Durante as reuniões são direcionadas tarefas a todas as secretarias que auxiliam nas ações de atendimento à população.

Retirada das famílias
As equipes da Defesa Civil já estão de prontidão em plantão 24 horas para atender as famílias que estão em áreas de risco. A ajuda pode ser solicitada ligando no 199 ou 98401-5113. O morador que estiver em área de risco e quiser sair de casa antecipadamente pode ligar e solicitar ajuda.

Madeira sobe mais e Prefeitura da Capital já estuda decretar estado de alerta
Nível do Rio Madeira está acima do período para esta época do ano (Foto: Defesa Civil/Divulgação)
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também