Rondônia, 31 de janeiro de 2023
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Orizon VR expande atuação para a região Norte do país, protegendo o meio ambiente e a Floresta Amazônica

Sábado, 21 Janeiro de 2023 - 11:23 | da Assessoria


Orizon VR expande atuação para a região Norte do país,  protegendo o meio ambiente e a Floresta Amazônica
Unidade do Ecoparque em Nova Iguaçu/RJ

Referência no seu setor de atuação, em meio a um projeto de expansão nacional, a Orizon Valorização de Resíduos chega ao norte do país para operar o primeiro ecoparque da região, em Porto Velho, Rondônia. A companhia firmou parceria com a Ecofort, empresa subsidiária do Grupo Amazon Fort, no último dia 17 de janeiro, para a implementação de uma planta operacional de destinação final, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos, que funcionará como uma barreira de proteção ao meio ambiente.

O novo ativo começará a funcionar recebendo inicialmente cerca de mil toneladas diárias de resíduos. Além do descarte ambientalmente correto, ao longo dos próximos anos, o ecoparque poderá implantar a exploração de biogás, energia e gás renovável, como o biometano, além da recuperação de recicláveis, geração de créditos de carbono, dentre outras atividades, como já ocorre em outras operações da Orizon.

Pioneira e com larga experiência, a Orizon transforma aterros sanitários em ecoparques, construindo grandes plantas de infraestrutura que utilizam tecnologias de ponta para explorar todo o potencial dos resíduos. A companhia faz hoje a gestão de 14 ecoparques pelo país, com presença em 9 estados brasileiros.

Como funciona um ecoparque

O ecoparque é um complexo projeto de infraestrutura, com todas as certificações ambientais, que reúne uma série de tecnologias para garantir a proteção do meio ambiente, a valorização dos resíduos sólidos urbanos fomentando a economia circular e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. 

Com a destinação ambientalmente correta, esses resíduos passam a ser separados de forma mecanizada com reaproveitamento da matéria-prima que tem potencial para reciclagem. O rejeito – material que não pode ser reutilizado – é descartado em cápsulas protetoras, sem risco de contaminação para o solo e o lençol freático, que ainda permitem a extração do gás metano, transformando-o em energia e gás renovável. O ecoparque também gera créditos de carbono e utiliza os mais eficientes processos de tratamento do chorume (líquido oriundo da decomposição natural dos resíduos) que, ao final, é transformado em água de reuso. 

Sobre a Orizon Valorização de Resíduos

Com DNA ESG, a Orizon VR é uma empresa de tratamento e valorização de resíduos que acredita no desenvolvimento sustentável das cidades e investe constantemente em inovação e tecnologia para gerar energia limpa e gás renovável, desenvolver a economia circular e proteger o meio ambiente. Faz a gestão de 14 ecoparques no país, cuidando dos resíduos gerados por mais de 37 milhões de pessoas em nove estados.

Recentemente, anunciou a criação da BioE, empresa subsidiária que fará o aproveitamento integral do potencial de geração de energia e gás renovável da companhia. Com investimentos previstos de R$ 1,2 bilhão nos próximos anos, tem no seu pipeline 10 novas plantas de geração de biometano que serão construídas nos ecoparques já existentes.

Sobre o Grupo Amazon Fort   

O Grupo Amazon Fort é um conglomerado de empresas de capital fechado e controle familiar que iniciou no mercado em 2004. Orgulha-se de ressaltar que suas operações começaram na região do Norte, em Porto Velho, Rondônia. Voltado para área de infraestrutura e soluções ambientais, o Grupo que zela pela qualidade de suas atividades, pela preservação ambiental e pelo bem-estar de seus colaboradores, atendendo integralmente os requisitos legais pertinentes. Buscando a melhoria contínua de seus processos e ações individuais, satisfazendo as necessidades de seus clientes, colaboradores e acionistas.

É reconhecido pelo comprometimento, transparência e qualidade de seus serviços, pautando as suas ações no desenvolvimento e apoio nas localidades onde atua, gerando emprego e renda.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também